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Como atualizar os documentos e adicionar sobrenome após casamento?

Como atualizar os documentos e adicionar sobrenome após casamento?

19/05/2022 às 14h44 Atualizada em 19/05/2022 às 17h44
Por: Ricardo
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Com a oficialização da união do casal através do casamento, muitas vezes o noivo e a noiva se questionam como funcionam para atualizar os seus documentos para adicionar o sobrenome do outro.

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Em situações onde o casal resolve alterar o nome, a principal recomendação é de atualizar os documentos logo após o casamento, para não ser preciso ficar andando sempre com uma cópia da certidão de casamento.

Além disso, uma certidão possui um prazo de validade muito curto, de 180 dias, onde, passados a sua validade será necessário solicitar a certidão novamente onde o casamento foi realizado.

Nesse sentido, vamos descobrir agora como realizar o processo de atualização dos documentos pessoais adicionando o nome do cônjuge

Atualizar os documentos após o casamento

Os documentos iniciais aos quais o casal deve se atentar são o RG e o CPF, tendo em vista que são os documentos mais utilizados no dia a dia.

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Para atualizar o RG será preciso:

  • Uma foto 3×4 recente;
  • Certidão de casamento original e cópia;
  • CPF original e cópia;
  • Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
  • Pagamento da taxa para emissão de 2ª via.

O casal pode solicitar a atualização do documento através Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados, ou ainda nos postos da Polícia Civil do seu município.

Para atualizar o CPF será preciso:

  • RG atualizado;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de casamento e cópia;
  • Número do CPF;

Para atualizar o Certificado de Pessoa Física (CPF) após se casar, será preciso ir a uma unidade da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, uma unidade Correios ou até mesmo à Receita Federal.

Para atualizar a CNH será preciso:

  • RG atualizado;
  • CPF atualizado.

Com o RG e o CPF atualizado, será preciso requisitar a alteração do nome e pagamento da taxa do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Após pagamento o documento será entregue digitalmente ou por correios, a escolha do condutor.

Para atualizar a Carteira de Trabalho será preciso:

  • Carteira de Identidade;
  • Certidão de casamento original e cópia;
  • Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
  • RG original e cópia.

A atualização das informações na Carteira de Trabalho é super simples e pode ser feita diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível na loja de aplicativos do seu celular.

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Para atualizar o Título de Eleitor será preciso:

  • Certidão de casamento original e cópia.

Para o título de eleitor será preciso se dirigir a um cartório eleitoral para ser solicitado a alteração do nome. Vale lembrar que 2022 é ano de eleição, assim o cidadão deve ficar atento ao período de atualização do documento.

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