Como aumentar a visibilidade do nicho do seu site

As oportunidades para driblar a crise são muitas, mas é preciso planejamento para aumentar as vendas

0

Não é novidade para ninguém que a internet é um espaço que contempla todos os assuntos. Se você quer dicas de culinária, basta ir ao Google. Se você quer saber como desmontar o seu notebook, é só procurar na web. Precisa comprar palhetas e cordas para violão… lá está.

Porém, o mais interessante é que na internet você não atua apenas como um receptor de informações. Na verdade, você também pode produzir o seu conteúdo. E você tem condições de ganhar dinheiro com esse conteúdo.

Imagine um assunto que você conhece e aprecia, pode ser esporte, tecnologia, astronomia, administração de empresas, enfim, qualquer tema do seu interesse. Basta você criar um site e depois utilizar estratégias para atrair visitantes.

No entanto, vale lembrar que não basta apenas criar o seu site, pois diante de tanta informação hoje em dia sendo produzida na web, é necessário manter o foco do seu site em um assunto específico.

Dessa maneira você terá mais facilidade para planejar o seu conteúdo, bem como elaborar melhor as suas técnicas de SEO. É aí que aparece no seu horizonte o site de nicho.

O que é um site de nicho?

Um nicho de mercado corresponde a um determinado segmento de atuação. Em resumo, ele é um ramo bem específico, uma parcela de clientes e potenciais clientes que você pode atender ao criar conteúdo, comercializar serviços e produtos.

Ao compreender o que é e como funciona um nicho de mercado fica mais fácil para você criar o seu site e assim obter lucros.

Um exemplo de nicho é o de “Ensino e Educação”. Ao criar um site nesse nicho você vai poder vender dezenas de cursos relacionados a ele, além de alguns e-books, apostilas, consultoria e dicas em vídeo.

Além disso, para facilitar ainda mais o seu trabalho, você pode segmentar esse nicho para atingir um público bem definido. Nesse caso, você pode criar um site com dicas e livros para pessoas que querem ser aprovadas em concurso público.

Entendeu por que ao estabelecer um nicho para o conteúdo do seu site você vai ter condições de melhor saber o quê, como e para quem vender?

A criação de um site de nicho

Antes de estabelecer qual será o nicho do seu site ou e-commerce, é importante ter à disposição uma boa hospedagem de site. Graças a esse serviço o seu site contará com alguns recursos, como estabilidade para suportar tráfego elevado.

Com um site ou e-commerce tendo bom desempenho é mais fácil até mesmo para assegurar boas posições nos buscadores. Por isso, a hospedagem é tão importante para o seu projeto.

Diante de um bom serviço de web hosting e também adquirindo uma boa plataforma, você já pode pensar em definir o seu nicho e a produzir o seu site ou e-commerce com mais segurança.

Entre as plataformas disponíveis você pode escolher para o seu site algumas bem conhecidas tais como o Wix, o WordPress e o Joomla! Qualquer uma dessas plataformas apresenta vários recursos que facilitam o seu trabalho.

Uma das dicas básicas é subdividir o mercado principal. Quer um exemplo? Vamos então usar o tema “cinema” para ser o assunto abordado no seu site. Não é necessário assistir a muitos filmes para saber que existem vários subgêneros.

Nesse nicho há o gênero da ficção científica, há o policial, há o drama, enfim, o cinema é uma árvore que possui vários galhos, que se dividem em muitos outros.

Nesse caso, para você encontrar o seu site de nicho abordando cinema a dica é manter o foco, por exemplo, no gênero da ficção científica.

Esse gênero de filmes geralmente atrai o público geek, que são os mais interessados em questões sobre ciência e tecnologia.

Sendo assim, o seu site de nicho pode ser um site de filmes geek. Com isso você vai poder escolher melhor sobre quais filmes abordar, a linguagem a ser utilizada e a identidade visual do layout, itens muito importantes para dar uma “cara” ao seu site ou e-commerce.

Escolhendo o nicho do seu site ou e-commerce

Filme geek é um exemplo bastante viável e que realmente tem apelo nos dias de hoje, porém, há outros segmentos a serem explorados. O ideal é optar por assuntos que você aprecia e que também sejam lucrativos.

Outra dica para você escolher o seu nicho é correr para o computador e usar o Google, pois ele é o “oráculo da era moderna”. Uma pequena busca na sua ferramenta sobre palavras-chaves já é o suficiente para se ter uma boa noção do que o público anda procurando.

O e-commerce La Femme, por exemplo, comercializa somente calçados femininos de salto baixo. Aqui entram apenas sandálias de salto baixo, rasteiras, mules e sapatilhas.

Explorando esse nicho, a marca fala especificamente com um tipo de público – mulheres que preferem sapatos de salto baixo – e que já sabe onde comprar seu produto sempre que quiser.

O Google Trends também pode ser uma ferramenta de grande ajuda. Ele consiste em mostrar os temas que as pessoas mais pesquisam nesse exato momento e pesquisaram nos últimos 30 dias.

As ferramentas são fáceis de serem utilizadas e geralmente são muito usadas para quem quer planejar estratégias de marketing e entender melhor como pensa e o que procura um determinado perfil do público. Essas ferramentas podem ser o guia do seu site ou e-commerce de nicho.

Segmentação é um dos detalhes mais importantes para o êxito do seu site ou e-commerce, pois assim você vai focar os seus esforços em uma parcela bem definida da audiência.

Portanto, crie um site ou e-commerce de nicho, isso vai facilitar o seu planejamento, as ações de SEO e a oferecer um serviço ou produto de alta qualidade para o seu público.