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Como aumentar o lucro do meu escritório contábil

Como aumentar o lucro do meu escritório contábil

01/10/2018 às 07h43 Atualizada em 01/10/2018 às 10h43
Por: Ricardo de Freitas
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Foto: Reprodução
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Toda empresa visa lucro e quanto maior ele for, melhor. Porém, nem sempre responder à pergunta “como aumentar o lucro do meu escritório contábil?” é uma tarefa simples. Antes de tudo, é preciso estar bem estruturado e consciente de quais tipos de trabalhos a sua empresa de contabilidade pode oferecer. Além disso, talvez sejam necessários alguns investimentos para angariar novos clientes. As áreas de marketing e vendas, por exemplo, não podem ser negligenciadas. É comum encontrarmos escritórios com excelentes profissionais e que desempenham um ótimo papel sob o ponto de vista técnico, mas que não sabem como mostrar ao mundo o trabalho que é feito. Por isso, para aumentar a lucratividade em seu escritório contábil, é preciso ficar de olho em diversos conselhos. Eles podem fazer a diferença na hora que você estiver buscando ampliar a sua carteira de clientes e as suas possibilidades de negócio. Será que a sua empresa está preparado para essa nova fase?

Revise a precificação dos seus serviços

Não é preciso, necessariamente, aumentar o número de clientes para aumentar a lucratividade do seu escritório contábil. O primeiro ponto a ser considerado é rever a forma como você precifica o seu trabalho. Em relação aos concorrentes, seu preço está na média, acima ou abaixo? Caso esteja abaixo, talvez seja o momento de considerar aumentar alguns honorários. Obviamente, isso deve ser informado com uma certa antecedência aos seus clientes para que eles tenham tempo de decidir se concordam ou não com o aumento e possam se programar para o acréscimo em questão. Se o seu preço estiver na média do mercado, pesquise quais diferenciais você pode agregar ao seu atendimento de forma a justificar os novos preços. Por fim, considere itens como inflação e aumentos nos custos operacionais desde o período em que os preços atuais foram definidos. Pode ser que seus valores estejam simplesmente defasados.

Ofereça serviços de consultoria

Uma das possibilidades que oferece um maior número de oportunidades para os profissionais de contabilidade hoje em dia são os serviços de consultoria. Eles são uma alternativa para que os escritórios ofereçam um diferencial de mercado competitivo e capaz de agregar valor ao negócio dos seus clientes. A ideia é simples: ao invés de apenas executar o trabalho mais burocrático habitual que os contadores estão acostumados a fazer, os profissionais passam a aplicar os seus conhecimentos no planejamento financeiro. Sendo assim, abrem-se portas para que empresas que não estão familiarizadas com uma gestão financeira profissional tenham a oportunidade de se tornarem mais eficientes. Esse trabalho é bastante diferenciado e para oferecê-lo aos seus clientes é preciso ser proativo e mostrar o seu real valor. Essa abordagem é essencial porque muitas vezes as empresas nem sabem que essa possibilidade existe e não conseguem enxergar como esse tipo de investimento pode resultar em uma lucratividade maior para o negócio.

Esteja atento às últimas novidades do mundo da tecnologia

Será que os softwares que você utiliza ainda são as melhores opções no mercado? A criação de ferramentas para profissionais de contabilidade é um segmento muito dinâmico e novos recursos são adicionados todos os dias. Saber quais são essas novidades pode permitir que você encontre softwares mais ágeis antes dos seus concorrentes. Leia Também: https://www.jornalcontabil.com.br/qual-o-papel-do-contador-nos-dias-atuais/ O uso de serviços mais eficientes pode fazer com que você economize tempo na execução das tarefas e, consequentemente, se torne mais produtivo. A demanda por integração com outros sistemas é cada vez maior e aqueles softwares que não forem compatíveis com a maioria das ferramentas do mercado tendem a ficar em segundo plano. Portanto, saiba quais são as opções existentes, teste-as e descubra quais são as mais adequadas para o seu negócio. Soluções baseadas em computação na nuvem, por exemplo, tendem a ser mais baratas e mais ágeis, além de terem a possibilidade de serem escaladas mediante a sua demanda. O modelo SaaS (Software as a Service) é hoje o melhor caminho.

Torne a comunicação mais clara e eficiente

Alguns escritórios de contabilidade perdem oportunidades de negócio por não estarem “na hora certa e no lugar certo”. A não disponibilização de ferramentas eficientes e versáteis de comunicação faz com que exista uma certa distância entre o escritório de contabilidade e o cliente e isso não é bom para nenhuma das partes. O primeiro passo, portanto, é capacitar os seus colaboradores para utilizarem os mais variados tipos de ferramenta. Mensageiros como o WhatsApp ou Telegram, por exemplo, podem sim ser formas eficientes de conversar com os clientes. Lembre-se que a ideia é dar mais agilidade ao atendimento e, portanto, estar disponível no canal mais usado pelo seu cliente faz a diferença. Novamente, é importante ressaltar que nessa área você deve ser proativo. É preciso pensar à frente do seu cliente para poder oferecer as ferramentas que ele precisa. Na maioria das vezes, apenas o básico será solicitado. Cabe a você mostrar que existem mais possibilidades e, principalmente, quais são os benefícios de adotá-las.

Agregue valor ao seu atendimento

Quais são os itens relacionados ao seu trabalho que os clientes mais gostam? Faça uma pesquisa para descobrir quais são as impressões que eles têm sobre o seu serviço e descubra quais são os seus pontos fortes. Esses itens devem ser trabalhados pelo marketing e pelo departamento de vendas como um diferencial do seu produto ou serviço. Se engana quem pensa que apenas o preço é um fator decisivo. Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas em muitas situações há empresas que preferem dispender um pouco mais de dinheiro em troca de uma maior tranquilidade. Se a sua empresa tiver condições de oferecer um atendimento mais personalizado, por que não fazer isso? Via Sage
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