Como aumentar o tempo de contribuição para o INSS?

0

Você sabia que o aumento do seu tempo de contribuição pode fazer com que você obtenha um benefício previdenciário mais vantajoso e, consequentemente, que pode te oferecer uma renda melhor?

Aqui neste artigo tenho como objetivo te mostrar 3 formas para que você aumente o seu período de contribuição para o INSS. Então vamos lá!

AVERBAÇÃO DO PERÍODO LABORADO NA ZONA RURAL

É muito comum pessoas que inclusive atualmente trabalham na zona urbana, anteriormente tenham exercido um trabalho rural, no qual nunca verteu contribuições ao INSS.

Esse período, se devidamente comprovado documentalmente, cumprindo com os requisitos previstos em nossa legislação, pode ser considerado para o cálculo do tempo de contribuição do segurado, mesmo que tenha sido um trabalho exercido há muitos anos.

É importante que a prova seja contemporânea aos fatos para utilizá-la.

CONVERSÃO DO PERÍODO COMUM EM ESPECIAL

São diversos os segurados que trabalham expostos a agentes de risco ou nocivos à saúde. Dessa maneira, o segurado poderá converter esse período através de um fator multiplicador que irá aumentar o seu tempo de contribuição.

É importante ressaltar que esse fator de conversão só poderá ser aplicado até 13 de novembro de 2019, quando houve a Reforma da Previdência. Após essa data, não é mais possível essa transformação de período comum para especial.

PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES EM ATRASO

Por fim, temos a possibilidade do pagamento das contribuições em atraso, situação em que o segurado que não recolheu contribuições referentes a determinado período, poderá pagá-las posteriormente desde que devidamente atualizadas.

Vou dar um exemplo bastante prático: Uma pessoa “abre” um CNPJ e começa a exercer determinada profissão, iniciando seus recolhimentos como, por exemplo, autônomo (contribuinte individual) para o INSS. Após um período, esse segurado para de pagar as contribuições, contudo continua exercendo a sua profissão. Assim, posteriormente, caso ele queira pagar essas contribuições, é possível desde que observada a documentação necessária e a atualização dos referidos valores.

São essas algumas das hipóteses que você poderá utilizar para aumentar o seu período de contribuição. Além disso, existem várias outras. Por isso é sempre bom consultar seu advogado de confiança antes de qualquer requerimento perante o INSS!

Espero que tenham gostado. Continuem acompanhando para mais informações a respeito dos benefícios do INSS.

Conteúdo original por Bianca Freitas Advogada biancamfadv@gmail.com