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Como aumentar o ticket médio da sua empresa contábil

Como aumentar o ticket médio da sua empresa contábil

22/11/2017 às 07h06 Atualizada em 22/11/2017 às 09h06
Por: Ricardo de Freitas
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Foto: Reprodução
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Imagine sua empresa contábil com o mesmo número de clientes, mas faturando 20%, 30% até 50% mais. Seria muito bom, não é mesmo? Para isso, uma ótima dica é aprender como aumentar o ticket médio. Neste artigo, vamos apresentar as principais dicas para ter sucesso nessa estratégia. Mas, primeiramente, você sabe o que significa esse termo? Ticket médio é um conceito especialmente utilizado no varejo, e significa analisar quanto, em média, seus clientes geram de receitas para o seu escritório. E o melhor de tudo: isso não é impossível e mostraremos várias formas de aumentar seu faturamento por cliente. Então, vamos às dicas!

Agregue valor ao seu serviço

Se você quer aumentar o preço daquilo que oferece, seu cliente precisa primeiro enxergar ovalor da sua empresa contábil. Para isso, você pode entregar seu serviço de forma a causar a percepção de ter ido além daquilo para o qual foi contratado. Faça isso prezando pela qualidade. Uma ótima dica para isso é que seu escritório de contabilidade identifique os principais problemas e ofereça soluções para os seus clientes. Eles tem problemas com gestão financeira? Então, você pode oferecer o envio mensal do fluxo de caixa sem custo adicional e fazer uma breve explicação sobre a importância desse relatório. Certamente, seu cliente verá como um ponto positivo e você poderá negociar um aumento maior no próximo reajuste anual. [rev_slider alias="ads"][/rev_slider]  

Ofereça pacotes de treinamentos

O serviço de contabilidade mensal é fixado por contrato. Então, não é possível alterar o preço dentro do período de tempo estipulado. Mas a sua empresa contábil pode oferecer treinamentos adicionais para aumentar o faturamento. Verifique em quais áreas sua empresa pode fazer cursos adicionais. Eles não precisam necessariamente estar vinculados com o serviço contábil. Você pode, por exemplo, oferecer cursos de Excel nas empresas, já que essa ainda é uma das ferramentas de trabalho do contador e grande parte dos profissionais possui conhecimentos avançados. Ou até melhor, faça videoaulas e venda cursos para diversos clientes diferentes. O principal é ter o trabalho de gravá-lo uma única vez.

Contrate especialistas para a sua equipe

Seja qual for o tipo de serviço, a maioria das pessoas se sente muito mais confiante em contratar uma empresa ao saber que existe um especialista na equipe. Por isso, você podecontratar os melhores para a sua equipe contábil. Dessa forma, agregar valor ao seu escritório, podendo aumentar o preço da sua prestação de serviço.

Mostre que é uma autoridade no assunto

Além de possuir especialistas em sua equipe, é preciso mostrar que a sua empresa é uma autoridade na área contábil. Para isso, você pode definir uma área de atuação prioritária para o seu escritório, se especializar e focar a sua divulgação nesse nicho. Isso se chamasegmentação.

Analise a Regra do 80/20

Você já ouviu falar que 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% do seu lucro? Faça uma análise rápida: extraia agora mesmo uma DRE que mostre o faturamento por cliente. Vale também um relatório do contas a receber. Depois, analise quais são os clientes que mais contribuíram com seu resultado de faturamento do mês passado. Agora, verifique o motivo desse resultado. O cliente possui uma empresa de grande porte? Contratou algum serviço adicional? Ou você descobriu como aumentar o ticket médio acima do que cobra da maioria? E agora, o mais importante: o que você pode fazer para agregar ainda mais valor para seus principais clientes e garantir faturamentos maiores?

Tenha um bom atendimento e relacionamento com seus clientes

Uma regra é simples: clientes satisfeitos sempre compram mais e indicarão seu escritório contábil para outras empresas. Então, dê atenção especial para os seus clientes. Você pode melhorar seu atendimento de diversas formas, como:
  • Retorne as ligações
  • Sempre trate seus clientes com cordialidade
  • Faça um bom pós-venda
  • Utilize um software de CRM
  • Possua um canal de comunicação direto, seja um chat no seu site ou atendimento telefônico
  • Esteja sempre atento às novidades dos segmentos que você atende para comunicar seus clientes de possíveis eventos e novidades
  • Envie e-mails periódicos com as principais atualizações contábeis
  • Ouça as reclamações, críticas e sugestões dos seus clientes, pois eles são seus consumidores e podem ajudar a melhorar o seu serviço, além disso, o cliente sente-se satisfeito ao poder dar seu feedback.
Essas ações de melhoria no atendimento e no relacionamento certamente deixarão seusclientes mais satisfeitos e dispostos a pagar mais por um serviço de alta qualidade.

Saiba como aumentar o ticket médio com parcerias

Você não precisa aumentar apenas os seus serviços para agregar valor ao escritório contábil. Fazer parcerias também é uma ótima forma de conquistar novos clientes e melhorar seu relacionamento com os atuais. Vamos falar agora de algumas opções para isso.

Advogados

A contabilidade e a advocacia sempre estão lado a lado devido às diversas – e constantes –  mudanças da legislação brasileira. Então, ter advogados como parceiros do seu negócio, além de passar segurança nas tomadas de decisão, pode ajudar na confiança que seus clientes têm no seu trabalho. Como consequência, isso permite que você aumente o valor médio do serviço prestado. Você também pode estabelecer acordos quanto ao pagamento de comissões por cada indicação de trabalho concretizado.

Marketing

Você já imaginou poder oferecer ao seu cliente um serviço completo, onde ele possa abrir a empresa com seu escritório contábil, e além disso, ser parceiro de uma agência de marketingque ajude o negócio dele a crescer e se tornar uma autoridade no mercado? Muitos empresários abrem suas empresas, mas não sabem o passo a passo para divulgar seu trabalho. Ter uma parceria com uma agência de marketing pode ser um ponto positivo para a sua empresa contábil. Dessa forma, seu escritório oferecerá serviços completos para todas as necessidades do cliente. Por consequência, ele verá mais valor no seu negócio, abrindo mais uma possibilidade para aumentar seu ticket médio.

ContaAzul ajuda a aumentar o ticket médio

Você já conhece o programa de parceria da ContaAzul? Essa é mais uma forma de aumentar o faturamento da sua empresa. Ao indicar um cliente para usar o sistema de gestão, você ganha duas vezes:
  1. Com a praticidade de ter um cliente que utiliza o sistema de gestão empresarial integrado ao seu
  2. Com o recebimento da comissão que será depositado conforme seu cliente efetuar o pagamento das mensalidades.
Além disso, a ContaAzul também possui oferece treinamentos, marketing de cooperados e outras facilidades, pois o contador é prioridade.
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