Como bloquear Pix de aparelho de celular roubado?

Você precisa ligar para o banco e pedir o bloqueio do aplicativo e de transferências em caso de roubo do seu celular

Pix é o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Agora imagina os seus dados no Pix no celular que você usa para fazer as transferências, e de repente, o aparelho é roubado. Foi justamente a chegada dessa nova ferramenta que fez aumentar os roubos de celular.

O Banco Central tem feito uma verdadeira batalha para conseguir caminhos que impeçam os ladrões de ter acesso a contas de clientes que usam o Pix. Uma das primeiras ações foi em 2021 quando criaram um limite durante o período da noite (entre 20 horas e 6 horas) quando só é possível transferir somente o valor de até R$ 1 mil. Essa medida foi uma forma encontrada pelo BC para evitar transações criminosas que aconteciam justamente neste horário.

Quando o seu celular for roubado, uma das primeiras iniciativas que você precisa tomar é ligar para o banco e pedir o bloqueio do aplicativo e de transferências. Os aplicativos que possuem informações de e-mails precisam ter sua senha alterada de forma rápida.

Também não esqueça de avisar a operadora do seu celular que o aparelho foi roubado. Isso evitará os golpes via WhatsApp, quando o ladrão usa o número do proprietário do celular para pedir dinheiro para os contatos dele.

Mecanismo Especial de Devolução

“O Mecanismo Especial de Devolução (MED) entra em cena nos casos de fundada suspeita de fraude, sejam elas identificadas ativamente pelas próprias instituições envolvidas ou quando um usuário faz um Pix mas logo em seguida se dá conta de que foi vítima de um golpe. Nesse tipo de situação, é preciso registrar um boletim de ocorrência e avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria. No ambiente Pix nos aplicativos dos bancos, há um link direto para o canal a ser utilizado para registrar a reclamação”, informou o Banco Central.  

Comentários estão fechados.