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Como calcular o retorno de investimento em treinamentos e consultoria?

Como calcular o retorno de investimento em treinamentos e consultoria?

27/05/2019 às 13h39 Atualizada em 27/05/2019 às 16h39
Por: Vanessa Marques
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Foto: Reprodução
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*Paulo Kretly

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Investir em treinamentos é uma prática que proporciona à organização diversos benefícios porque melhora o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, a lucratividade do negócio. Afinal, como pontuou Stephen R. Covey no best-seller Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes "todos temos a capacidade de evoluir e crescer, desenvolvendo um potencial cada vez maior, aprimorando nossos talentos". 

Mas como saber se a iniciativa está alcançando os resultados desejados? Para isso, é importante fazer o cálculo de retorno de investimento. Além de avaliar o custo-benefício, a iniciativa ajuda a identificar a necessidade de novas estratégias para o aprimoramento dos colaboradores.

O retorno de investimento, em inglês, Return on Investment – ROI é uma métrica financeira que mensura a eficiência de um determinado investimento feito pela empresa. O ROI é um indicador que possibilita a análise cuidadosa dos custos e benefícios relacionados a cada investimento para verificar se eles são ou não viáveis e interessantes para a companhia naquele momento.

Como fazer o cálculo do ROI?
Para calcular o ROI deve-se dividir o lucro obtido por meio do investimento pelo valor que foi investido. Em seguida, multiplica-se o valor obtido por 100 para termos o valor em porcentagem.

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Dessa forma, se uma empresa faz um investimento de R$ 10.000, que traz um retorno de R$ 30.000 para o negócio, por exemplo — ou seja, um lucro de R$ 20.000 —, o ROI calculado é de 200%.

O que considerar ao fazer o cálculo de retorno de investimento?
O cálculo de retorno de investimento para treinamentos e consultoria envolve diversas variáveis que vão além do cálculo matemático apresentado. Isso porque é preciso considerar determinados fatores, como a qualidade do serviço prestado e os impactos qualitativos que eles trouxeram à rotina da empresa. Por esse motivo, vale a pena contratar uma consultoria para ajudar a fazer um diagnóstico e definir as estratégias para obter os melhores resultados de ROI nessa área.

Veja, a seguir, os principais passos que devem ser seguidos para que o cálculo seja feito da maneira correta.

Crie objetivos e metas
Para que o retorno sobre o investimento seja bem calculado, é preciso ter objetivos e metas bem definidos, o que inclui, inclusive, estipular os prazos em que estes devem ser atingidos.

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Se uma empresa deseja promover um treinamento para um time de vendas, pode definir seu objetivo como "aumentar as vendas em 20% em um ano", por exemplo. Assim, fica claro em quanto tempo o ROI deverá ser medido e qual valor espera-se encontrar.

Levantamento dos custos do treinamento
Tenha em mente que os custos do treinamento não se limitam somente ao valor pago às empresas que prestam o serviço, mas incluem diversos outros fatores como materiais e equipamentos (computadores e projetores) e infraestrutura (internet, salas e auditórios). Também deve ser considerado o tempo em que os colaboradores estão no treinamento.

Identifique os elementos a mensurar
A identificação dos elementos a serem mensurados está relacionada aos benefícios obtidos com a consultoria ou treinamento como um todo, e não somente ao retorno financeiro direto. Isso acontece quando um treinamento promove um aumento na motivação e na produtividade dos colaboradores, por exemplo.

Essas melhorias podem gerar um aumento no faturamento da empresa após algum tempo da realização do treinamento. Porém, nem sempre a organização identifica que esse resultado foi impactado pela qualidade do treinamento realizado, atribuindo a outros fatores, como novos equipamentos adquiridos nesse espaço de tempo etc.

Abaixo, alguns aspectos que devem ser levados em conta no cálculo do ROI:

- A aquisição de novas habilidades ou conhecimento técnico pela equipe;
- O alcance dos objetivos e metas propostos ao investir no treinamento ou na consultoria;
- A satisfação dos colaboradores com o treinamento prestado;
- A melhoria de produtividade e a presença de colaboradores mais motivados e engajados com o trabalho;
- O maior conhecimento dos colaboradores em relação aos processos internos da empresa;
- a melhoria do clima organizacional.

É importante que todos os elementos sejam mensurados, não só após, mas também antes da aplicação dos treinamentos, para que seja possível compará-los e saber se o investimento valeu a pena. 

*Paulo Kretly é presidente da FranklinCovey Brasil – empresa líder mundial em eficácia corporativa e pessoal. Mestre em Administração de Empresas e graduado em Pedagogia, possui especialização em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA com especialização em Marketing pela Hawthorne University, de Utah/USA. 

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