Como colocar o DAS em débito automático

Uma das principais obrigações do MEI é o pagamento do DAS. Com ele você contribui com os impostos e garante diversos benefícios previdenciários.

Mas com a correria do dia a dia, o famoso dia 20 (data de pagamento do DAS), acaba passando despercebido. Quando um pagamento fica pendente, juros e multas são calculadas em cima do valor estipulado no DAS, e isso pode trazer certa dor de cabeça.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Uma das soluções para que a data de pagamento não seja esquecida é a possibilidade de colocar o DAS em débito automático. Muitos MEIs nos perguntam como esse procedimento é feito, e abaixo você confere o passo a passo.

Anúncios

O que você precisa saber antes de optar pelo débito automático

A partir do momento em que o seu DAS for colocado em débito automático, todos os meses o valor do seu boleto será debitado da sua conta física ou jurídica. Por enquanto os seguintes bancos estão habilitados para este procedimento:

  • 001 – Banco do Brasil;
  • 003 – Banco da Amazônia S/A;
  • 004 – Banco do Nordeste do Brasil S/A;
  • 008 – Banco Santander (Brasil) S/A;
  • 021 – Banco Banestes S/A;
  • 041 – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A;
  • 070 – Banco de Brasília S/A;
  • 104 – Caixa Econômica Federal;
  • 237 – Banco Bradesco S/A;
  • 389 – Banco Mercantil do Brasil S/A;
  • 748 – Banco Cooperativo Sicredi S/A;
  • 756 – Banco Cooperativo do Brasil S/A.

Antes que você aprenda a programar o débito automático, é importante entender algumas informações.

MEIs que estiverem utilizando algum benefício previdenciário não devem realizar a opção de débito automático para boletos referentes ao ano do benefício. Os MEIs que começarem a utilizar algum benefício previdenciário devem encerrar a opção de débito automático e ativar novamente, caso não esteja mais utilizando o benefício, apenas no ano seguinte (a partir de 10 de Janeiro).

Em caso de dúvidas, não deixe de falar com o SEBRAE.

O que é necessário para colocar o DAS em débito automático

Para realizar a opção de débito automático são necessários alguns documentos, como os dados da conta bancária, CNPJ, CPF e o código de acesso para o Simples Nacional.

Esse código é gerado gratuitamente através do sistema do Simples Nacional. Para fazer o seu código é necessário ter alguns documentos em mãos. São eles: CPF, CNPJ e título de eleitor ou o número de recibo do IRPF.

Como colocar o DAS em débito automático

A opção de débito automático deve ser feita no sistema do Simples Nacional, no campo “Simei – Serviços > Débito automático”.

Pedidos realizados até o dia 10 terão efeitos no dia 20 do mesmo mês. Ex: Caso a solicitação ocorra no dia 10 de novembro de 2017, o DAS referente ao mês de outubro será debitado no dia 20 novembro (o dia do seu vencimento).

Pedidos realizados após o dia 10 terão efeitos no dia 20 do mês seguinte. Exemplo: Caso a solicitação ocorra no dia 11 de dezembro, o DAS referente a dezembro será debitado automaticamente no dia 20 de Janeiro de 2018.

Via Qipu

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.