Como comprar carro 0km com até 30% de desconto pelo CNPJ?

0

Você sabia que é possível comprar um carro 0km com desconto pela sua empresa? Além das famosas vendas diretas para as pessoas com deficiência (PCD) e para produtores rurais as montadoras brasileiras também oferecem diversas condições especiais para quem compra carros através do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). O benefício está disponível para:

  • Microempresários
  • Autônomos com firma aberta
  • Microempreendedores Individuais (MEI)

E o melhor, é possível comprar carro com desconto através de CNPJ em quase todas as fabricantes.

O desconto funciona diferente das isenções para o público PCD, que são determinados pelos valores dos impostos como IPI e ICMS. Vale lembrar que cada fabricante dá seu próprio desconto do ICMS, logo variando de marca para marca e de acordo com o modelo e a quantidade de veículos encomendados pelas pessoas jurídicas (empresas).

Na totalidade os melhores descontos aparecem nas compras de carros de trabalho, como picape compacta e furgão. O desconto através do CNPJ pode variar, e atualmente os descontos variam de 2,5% a 30% do valor do veículo desejado.

dpvat

Como comprar com desconto?

Para a realização da compra do carro com o desconto de CNPJ, será necessário que o interessado apresente o contrato social da empresa e a Inscrição Estadual vigente, isso pela maioria das concessionárias. As fabricantes podem solicitar outros documentos também, como o E-CNPJ (versão eletrônica do CNPJ).

Contudo existem algumas regras que os interessados precisam se atentar, como no caso do MEI que tem um limite anual de faturamento de R$ 81 mil, onde, caso o MEI compre um carro de valor muito alto ou ainda mais de uma unidade, o mesmo pode ser fiscalizado e questionado sobre o motivo da compra.

Condições

Uma das maiores duvidas dos interessados está relacionado as condições de pagamento, essas que inclusive são bem parecidas às de uma compra na concessionária. Contudo, precisamos deixar claro que, o carro comprado com desconto de CNPJ ficará atrelado à empresa, logo, se os impostos do automóvel não forem pagos a empresa correrá o risco de sofrer restrições, como a negativa de empréstimos.

Outro ponto muito importante a ser esclarecida é que, caso a empresa possua dívidas tributárias, seja ela estadual ou federal, o veículo poderá ser penhorado para pagamento da dívida.

Por fim mas não menos importante, o incentivo é dado apenas para carros novos, os famosos 0km. A inclusão de opcionais no carro também pode sair mais em conta, já que o carro comprado com desconto de CNPJ é pedido e faturado diretamente com a montadora, sem os ganhos das concessionárias.

Os contras de comprar o carro pelo CNPJ

Nem tudo pode ser perfeito, e a compra do carro direto pelo CNPJ também trás uma desvantagem, sendo ela que a compra direta tem um prazo maior para a entrega do automóvel, que é condicionado de acordo com à demanda da montadora. Em períodos normais o prazo varia de 10 a 40 dias, contudo devido ao período de pandemia há relatos de espera por mais de 120 dias.

Além disso, o pós venda deve ser considerado, pois o mesmo varia de acordo com a marca do carro e com o desconto concedido, onde algumas empresas acabam reduzindo o tempo de garantia, pois o mesmo por ser comprado pela empresa, se considera que o veículo rodará mais que os veículos de passeio.

Outro ponto para ficar de olho é que algumas montadoras se utilizam da garantia estendida para ganhar o consumidor.

Por fim, vale lembrar que, a compra de carro através do desconto de CNPJ não é um negócio e você não poderá fazer dele um, isso porque existe um prazo mínimo para que o proprietário possa revender o veículo. Que de acordo com a nova regra do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) é preciso manter o carro no nome da empresa por no mínimo 12 meses.