INSS: Como comprovar meu tempo trabalhado sem minha carteira de trabalho?

0

Grande parte dos trabalhadores tem dúvidas sobre este assunto, pois, muitas pessoas dizem que perdendo a carteira é possível recuperar os dados pela carteira digital, o que muitos não sabem é que não é tão simples assim.

É certo que o INSS tem alguns arquivos de todo trabalhador brasileiro, porém, caso você precise requerer algum benefício futuramente e faltar dados no INSS, provavelmente se você não tiver como provar, a chance do seu benefício ser negado é grande, pois não cabe ao INSS juntar todas as provas, isso é de responsabilidade do segurado. 

Mas vamos para a parte que nos interessa.

O que eu devo fazer para comprovar meu tempo de contribuição para o inss sendo que perdi minha carteira?

O que muitos não sabem, é que o próprio trabalhador pode calcular a sua contribuição para o INSS, ele poderá fazer isso pela internet sem precisar ir até uma agência do INSS.

A guia de recolhimento pode ser gerada para um mês especifico ou para um período, desde que esteja dentro dos últimos 5 anos.

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site inss.gov.br
  2. Clicar em Guia da previdência Social
  3. Calcular Guia/carnê.

Depois disso você vai ser direcionado para o site da Receita Federal, onde deve ser informado sua categoria de contribuinte e o numero de identificação do trabalhador ou PIS.

Como resgatar os registros?

Este é o tópico mais importante, pois é através desses registros que você vai comprovar os lugares onde trabalhou, o salário que recebia e o tempo de trabalho.

Todas essas informações são necessárias para o cálculo das contribuições do INSS ou FGTS.

Depois que o trabalhador fizer uma nova solicitação, é necessário que ele se dirija ate um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, levando os documentos que comprovem seus antigos cargos.

Quais documentos preciso levar para comprovar antigos cargos?

  • Contracheques;
  • Recibo de férias;
  • Recibo de recolhimento do FGTS;
  • Homologação;
  • Comprovante de seguro-desemprego recebido.

Não tenho esses documentos, o que devo fazer?

Caso o trabalhador não tenha esses documentos citados ele deve procurar as empresas em que já trabalhou e solicitar novos lançamentos em sua Carteira de Trabalho, caso a empresa estiver fechada, o trabalhador precisa buscar contato com um agente da Superintendência Regional do trabalho.

Se caso eu achar a minha carteira antiga o que eu faço?

Neste caso, você pode escolher com qual das duas quer continuar, as duas tem de estar registradas normalmente.

Posso tirar mais de uma carteira de trabalho?

SIM, a primeira “1° via” e a segunda “2° via”, mais de 2 vias, a sua carteira de trabalho recebera o nome de via de continuação. ´

Quando posso tirar uma nova carteira de trabalho?

  • Casos de extravio;
  • Roubo;
  • Furto;
  • Quando todas as folhas tiverem sido utilizadas.

Existe um limite para tirar uma nova carteira de trabalho?

Não existe um limite, pois, o documento pode estragar com o tempo ou não ter mais espaço para anotações, o principal é ter todas as informações, para não ter dor de cabeça do futuro.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.