INSS: Veja como conseguir o Informe de Rendimentos

Descubra quais são os meios de conseguir o informe de rendimentos do INSS e quais são suas obrigatoriedades como pensionista do Seguro Social.

0

Ter seus informes de rendimentos para declarar o Imposto de Renda é parte fundamental para preencher com exatidão a declaração anual do tributo.

O mesmo acontece com o informe de rendimentos do INSS.

Afinal, a renda dos pensionistas em questão deve ser declarada como qualquer outra.

Por isso, saber como consultar o informe de rendimentos do INSS deve ser uma prioridade para o pensionista do Seguro Social, pois, além de ser necessário informar corretamente todas as suas receitas, declarar de forma adequada o INSS pode aumentar a sua restituição.

Tendo em vista o que comentamos, neste artigo, explicaremos mais sobre o assunto, descobriremos se os rendimentos do INSS são isentos de tributação e veremos como ter acesso aos rendimentos do Seguro Social.

Os rendimentos do INSS são isentos de tributação?

Os aposentados pela previdência social têm uma parcela de seus rendimentos da aposentadoria isentos a partir do momento em que completam 65 anos.

O limite mensal de isenção é de R$ 1.903,98, sendo o anual de R$ 24.751,74.

Assim, se os rendimentos do INSS do aposentado em questão ultrapassarem o limite exposto, haverá tributação sobre o valor restante, ok?

Como ter acesso ao informe de rendimentos do INSS?

Há duas maneiras de conseguir o informe de rendimentos do INSS: agendando um horário pelo portal “Meu INSS” ou pelo telefone 135 e comparecendo à unidade apontada no requerimento ou tirando um extrato dos rendimentos pela internet, pelo mesmo portal.

Passo a Passo para conseguir o informe de rendimentos do INSS pelo site

1.  Para conseguir o extrato de rendimentos pela internet, acesse o portal Meu INSS ou faça o download do aplicativo em seu aparelho celular e insira login e senha.

2.  Se esse for o seu primeiro acesso, será necessário realizar um cadastro. Para isso, forneça os dados solicitados na área de login e crie uma senha de acesso – mínimo de nove caracteres, ao menos uma letra maiúscula, uma minúscula e um número.

3.  Em seguida, estando no sistema, busque o tópico “Extrato para Imposto de Renda” e acesse o documento.

Passo a Passo para conseguir o informe de rendimentos do INSS na Agência da Receita Federal

1.  Para retirar o informe de rendimentos direto em uma agência do INSS, acesse o portal “Meu INSS“.

2.  Forneça os dados solicitados na área de login, clique em “Não sou um robô” e, em seguida, “Continuar sem login”.

3.  Solicite um novo requerimento e digite “Extrato” no campo de pesquisa.

4.  Depois disso, basta comparecer à unidade informada no momento do preenchimento do requerimento, no dia e horário marcado, com os documentos necessários, e obter seu informe de rendimentos.

Onde declarar os rendimentos do INSS no Imposto de Renda?

Tendo em mãos o seu informe, você tem ao seu alcance o documento necessário para preencher a declaração anual do Imposto de Renda de maneira correta.

Para tanto, basta abrir o programa de declaração da Receita Federal e inserir as informações.

Ou acesse o site da Leoa e faça a declaração gratuitamente com o auxílio da assistente virtual.

A parcela isenta dos rendimentos pagos pela previdência social deve ser declarada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sob o código “10”, referente à “Parcela Isenta de Proventos de Aposentadoria, Reserva Remunerada, Reforma e Pensão de Declarante com 65 anos ou mais”.

O valor excedente e outras fontes de renda – caso existam – devem ser declarados na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoas Jurídicas”, visto que são considerados rendimentos tributáveis e não contam como um benefício fiscal.

Por fim, saiba que o INSS tem como preferência que a obtenção do informe de rendimentos do órgão seja pela internet, tanto para conforto dos cidadãos, quanto para otimização do trabalho nas unidades presenciais.

Mas agora que você aprendeu como conseguir esse documento pela internet, isso não será um problema, não é mesmo?

Muito menos declarar seus rendimentos no Imposto de Renda.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Leoa