Como conseguir o primeiro emprego na área contábil

Conseguir um emprego na área contábil é um objetivo comum entre os estudantes que estão graduando em Ciências Contábeis. Entretanto, as dúvidas sobre como alcançar este objetivo é, também, algo comum no início da vida acadêmica.

Entre todos os obstáculos a serem superados para conseguir preencher a vaga almejada, sem dúvidas, o mais desafiador é o enquadramento a um dos principais requisitos das empresas: a experiência prática em Contabilidade.

Geralmente, isso acontece porque o conteúdo disseminado nas universidades não vão de encontro às demandas das companhias. Ou seja, enquanto a faculdade ensina fundamentos teóricos (que são importantes), o mercado de trabalho necessita de profissionais prontos para exercer as atividades rotineiras.

Em meio a empecilhos desse tipo, o que fazer para conseguir um emprego na área contábil? Confira, neste artigo, X dicas valiosas que ajudarão a atingir esta importante meta.

Invista em cursos de especialização

Os cursos de especialização são extremamente úteis para adquirir o conhecimento prático que as empresas tanto procuram nos candidatos. Além disso, eles ajudam o graduando (ou recém-graduado) a se identificar com algum dos vastos campos da Contabilidade.

Quer mais motivos para investir em um curso? Então imagine o quanto você pode evoluir na sua formação ao unir os conteúdos teóricos da faculdade à prática de rotinas contábeis? Sem dúvidas, estamos falando de um excelente complemento profissional e curricular!

Frequente os principais eventos da área contábil

Para conseguir um emprego na área contábil é necessário, em muitos casos, participar de eventos organizados por institutos renomados no setor. Por quê? Porque eles acabam reunindo elementos com interesses mútuos, ou seja: estudantes, profissionais, especialistas e empresas.

Logo, considere a participação em eventos uma oportunidade de aprender com os palestrantes, bem como de interagir com representantes de grandes empresas e trocar informações com profissionais gabaritados.

Adquira a sua primeira certificação

Indiscutivelmente, estamos vivendo em uma era das certificações. Afinal a certificação se tornou um item altamente valorizado pelas empresas, visto que eles atestam as habilidades e competências do profissional para trabalhar com atribuições e sistemas específicos.

Mas por qual certificação optar? Evidentemente, a escolha depende da área com a qual você se identifica e, também, dos requisitos e demandas para se conseguir um emprego na área contábil.

Quanto às principais certificações disponíveis, destacam-se: Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC); Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); e o Certificate in International Financial Reporting (CERTIFR).

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Desenvolva o networking

O fato de os avanços tecnológicos terem mudado a maneira como nos relacionamos não é novidade alguma, certo? Todavia, os reflexos da modernidade atingiram, também, os meios de se relacionar profissionalmente.

Nesse sentido, trabalhar a sua rede de contatos (networking) é um importante esforço para conseguir destaque no mercado. Os eventos de Contabilidade mencionados, inclusive, são ótimos ambientes para desenvolvê-la.

Por meio de práticas de marketing pessoal, você consegue construir relacionamentos e interagir com pessoas que atuam no ramo — o que pode resultar em oportunidades de emprego.

Seguindo as cinco dicas elencadas no conteúdo, você ampliará substancialmente as chances de chamar a atenção de alguma empresa ou escritório de Contabilidade. Lembrando que os elementos essenciais (currículo, por exemplo) não podem ser negligenciados: busque a orientação de um especialista.

O melhor caminho para se especializar

Mesmo que você estude contabilidade nas melhores faculdades e escolas do país, o seu conhecimento após a graduação ou cursos técnicos sempre será limitado por uma série de fatores. Por isso, é importante diversificar seus horizontes e fazer cursos complementares que podem te dar experiências e visões não conquistadas ao longo de seus estudos principais.

Com a mente aberta e os cursos, certos, você pode ir muito mais longe. Pensando nisso gostaríamos de indicar nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo o que você precisa saber para para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Ficou curioso? Então clique aqui e não perca a oportunidade de se diferenciar no mercado!

Gostou das informações que apresentamos neste artigo? Acredita que elas sejam úteis para os seus amigos? Compartilhe-a nas redes sociais!