É possível conseguir um empréstimo estando negativado? Entenda

0

Já muito se sabe, que conseguir um empréstimo junto às instituições financeiras,  com o nome sujo não é uma tarefa muito fácil. Isto porque, empresas como o Serasa e o SPC, avaliam o risco que um banco corre ao conceder créditos a um determinado perfil. 

Sendo assim, quando seu nome está negativado junto ao Serasa, as empresas que concedem crédito, o consideram como alguém que não pode honrar com suas dívidas. Em razão disso, acaba por ser muito difícil conseguir um empréstimo nessas situações. 

Contudo, existe sim, a possibilidade de conseguir o empréstimo mesmo com nome sujo, em vista que, há a existência de empresas que fornecem empréstimos justamente para quem se encontra nesta situação.

Atualmente no Brasil, cresce cada vez mais o número de pessoas negativadas, que necessitam de um empréstimo para colocar suas contas e dias e limpar o seu nome. Caso você faça parte dessa parcela da população, e deseja saber de estratégias que podem te tirar desta situação, continue lendo.

Precauções ao pedir empréstimos estando negativado 

De antemão, deve-se estar ciente, de que as exigências e cobranças serão maiores ao pedir empréstimo, em vista que as empresas irão analisar todo seu perfil, e por você estar negativado, provavelmente elas serão mais criteriosas e rígidas no que diz respeito à prazos e parcelas para quitar a dívida. Além disso, por saber qual é a sua atual situação, instituições financeiras podem exagerar nos juros cobrados, portanto, deve-se ter cautela ao assinar um acordo que pode te prejudicar futuramente. 

Ademais, cabe salientar, o cuidado necessário ao escolher a empresa na qual será solicitado o empréstimo, em vista que, muitas podem ser de perfil fraudulento. Sendo assim, podem piorar uma situação que já não estava boa.  

O que fazer para conseguir um empréstimo com o nome sujo? 

Como já foi citado, existem algumas empresas que disponibilizam créditos para aqueles que se encontram com nome sujo. O sistema busca liberar esses empréstimos através de uma série de análises, considerando a sua atual situação e o valor por você solicitado. Um bom exemplo é a e-créd do Serasa, na qual é possível realizar simulações, que te permitem ter uma noção, o quanto de crédito pode ser liberado e a porcentagem de juros que será cobrado em cima do valor solicitado. 

Ainda nesse sentido, atualmente há modalidades de empréstimos que podem ser uma alternativa para quem está com o nome negativado: 

Crédito Consignado: Trata-se de um empréstimo, em que os valores devidos são descontados diretamente da folha de pagamento ou benefício do solicitante. Por ser uma modalidade que possui garantias, existem grandes chances de aprovação. Isto porque, na prática, parte da renda referente ao débito fica comprometida antes mesmo dela ter acesso.

Esta categoria é disponibilizada a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos ou trabalhadores de empresas parceiras de bancos.  

Penhorar algum bem valioso: Através desta, o empréstimo se torna muito mais fácil, uma vez que não exige alguma comprovação de renda, até porque já foi deixado um objeto de alto valor como garantia. 

Contudo, esta modalidade tende a ter prazos mais curtos para quitar a dívida, caso não se pague a tempo o objeto vai a leilão.

Garantia de bens: Neste caso, é uma alternativa na qual a pessoa pode colocar bens materiais, como carros, imóveis, terrenos, entre outros, como garantia do empréstimo. Esta alternativa também é uma forma fácil de conseguir o empréstimo, de modo que o risco para o banco não existe, pois, o valor do que foi colocado como garantia deve ser maior, que o referente ao empréstimo. 

Empréstimo para autônomos negativados 

Há algumas sugestões para facilitar a aprovação de empréstimos para aqueles que exercem suas atividades de trabalho de forma autônoma. Sendo assim, a dica principal é movimentar seu dinheiro, dado que  através de uma boa movimentação da sua renda, fica mais fácil comprovar que você tem capacidade de honrar com a dívida do empréstimo. Sendo assim, antes de solicitar apresente seu extrato bancário, de modo a provar sua movimentação.

Ademais, dar entrada em um CNPJ, é uma excelente estratégia, tendo em vista que será possível movimentar sua renda através da sua empresa. O mesmo vale para o MEI (Microempreendedor individual) 

Como saber se o empréstimo compensa?

Vale ressaltar, que primeiramente, caso seu motivo ao requerer um empréstimo seja para pagar outra dívida, o ideal é tentar renegociar o débito junto à empresa credora. Caso isso não seja possível, o empréstimo pessoal passa a valer mais a pena, por livrar seu nome de uma inadimplência, mesmo que ela seja menor que o valor do empréstimo. O ideal é sair do negativo. 

Ademais, o ideal é se atentar com juros cobrados, sempre procurar por prazos mais longos, para que tudo não vire uma bola de neve e você fique sem nenhuma reserva ao final do mês.

Como consultar minha situação no Serasa?

Caso você não esteja ciente da situação do seu CPF e deseja conferir, de modo a saber se o seu nome está sujo, basta acessar o site do Serasa e selecionar a opção “Consulte agora o seu CPF”.

Conteúdo por Lucas Machado