INSS: Saiba como consultar aposentadoria online

0

É normal ter uma certa ansiedade para saber se o pedido de previdência foi aprovado ou não, e para facilitar a sua vida é possível consultar aposentadoria online de uma maneira muito rápida e simples.

Na matéria de hoje, vamos te passar um passo a passo de como consultar aposentadoria pela internet e te apresentar outras formas de verificar se o benefício foi aceito pelo governo. Veja!

Acesso pelo site do INSS 

Para consultar a sua aposentadoria é necessário entrar no site do INSS, logo clique em “Consulta de situação de benefício”, que se encontra na guia “Serviços”, logo depois, clique no botão escrito “Acompanhar pedido”

Em seguida abrirá uma tela de login, e é possível acessar sem cadastro (basta inserir o seu nome, CPF e data de nascimento), quanto criar um cadastro para acessar essa e outras funcionalidades da plataforma do INSS. 

Cadastro 

Clique em “fazer login” e depois “crie sua conta”, logo aparecerá um formulário onde deverão ser colocadas informações, como nome, CPF, data de nascimento, é necessário também  um número de telefone para o envio de SMS e o seu e-mail. 

Depois confirme as informações adicionadas, você precisará também assinalar qual o nome correto da sua mãe, além do seu mês e ano de aniversário. 

Uma vez respondida todas as perguntas corretamente, você deverá criar uma senha para a sua conta que precisa conter de 8 à 12 caracteres, além de símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. 

Para retornar a verificação da sua aposentadoria, clique em “meu INSS” na guia ao lado, logo, selecione “ agendamentos/requerimentos”

Nesta mesma tela é possível abrir um novo requerimento, clicando no botão que está localizado no canto inferior direito da tela, ao clicar, abrirá uma guia oferecendo diversos atendimentos, escolha a opção desejada e atualize as suas informações para validar o pedido. 

Veja outras maneiras de consultar o INSS 

Para as pessoas que não tem condições de acessar a internet, também é possível acompanhar o pedido de aposentadoria pelo telefone, ligando no 135, com horário de atendimento das 7 horas da manhã às 10 horas da noite. 

Fazendo este procedimento por ligação o processo de consulta pode demorar em média 20 minutos. 

Você receberá em sua casa uma carta visando a decisão e mais detalhes sobre o benefício, mas este documento leva cerca de 20 dias para ser entregue ao destinatário. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Laís Oliveira