A consulta do é uma forma de você saber a situação atual de uma empresa, pode ser feita gratuitamente pelo site da Receita Federal, agora muito mais rápido, intuitivo e integrado.

Se você já fez consultas de no antigo formato vai identificar de cara as mudanças, o novo sistema conta com integração com a REDESIM, painel intuitivo e consulta por sócio, entre outras facilidades que veremos no decorrer desse artigo.

O que é a REDESIM?

É um sistema que tem por finalidade integrar os diversos processos legais que permeiam a vida de uma empresa como:

O sistema integra informações e processos de todos os órgãos responsáveis por registro e inscrição das empresas, alterações e baixas, bem como todas as juntas comerciais do país.

Já o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica () é um registro que visa identificar as pessoas jurídicas perante a Receita Federal. Nele podemos encontrar informações como nome da entidade, endereço, data de abertura, atividades econômicas exercidas, natureza jurídica, entre outras, que possuem grande relevância quando o assunto é administração tributária.

Consultar o faz parte da rotina de qualquer empresa e, felizmente, esse processo pode ser realizado de forma simples por meio do site da Receita Federal.

CTA 2

Veja como fazer:

1 Passo: Clique no link abaixo

http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/reva/reva_Solicitacao.asp?=21159727000196

Você vai encontrar essa página:

Captura de Tela 2019-12-17 às 11.16.00
  • Aqui podemos ver várias mudanças comparado com o antigo, desde a interface mais intuitiva até a integração com a REDESIM
Captura de Tela 2019-12-17 às 11.19.08
  • Outro facilitador do processo é que agora você pode copiar e colar o número do invés de ter que digitar, pois o sistema passou a considerar os pontos e a barra.

2 Passo: Insira seu e marque a caixa de diálogo com a frase “não sou um robô”,

em seguida clique em “consultar”.

3 Passo: Pronto! Já pode consultar seu

  • Após o carregamento da página, você já poderá visualizar os dados presentes em seu .

Conforme o exemplo a seguir:

Captura de Tela 2019-12-17 às 11.28.01
  • Outra novidade é que agora no cartão de da empresa, á frente dos CNAES, consta,  se a atividade da empresa é de baixo risco, sendo ela dispensada ou não de alvará e licença, como pode ser visto na imagem a seguir:
Antiga

Como podemos ver a consulta do no site da Receita Federal está ainda mais fácil de ser feito e muito mais completo também! Se essa consulta é parte do dia a dia da sua empresa essas mudanças mesmo que sutis impactam bastante na produtividade.

Agora se você não costuma fazer essa verificação, nossa dica é fique sempre de olho, não apenas nessa consulta como também na consulta CND (Certidão Negativa de Débitos), para consultar pendências no seu cadastro, tanto pessoa física quanto jurídica é bem simples também!

Basta clicar no link abaixo e escolher a cidade em que deseja verificar que você será redirecionado para consulta gratuita e pode até emitir a sua certidão.

Antiga (1)

Parceiro: https://blog.marbocontabil.com.br/consulta-cnpj-2020