Como consultar DANFe online?

Desktop computer screen, tax form or invoice

Desde que a nota fiscal eletrônica foi implementada em nosso sistema de controle e fiscalização tributária, os procedimentos tornaram-se mais práticos e modernos já que a NF-e é um documento digital e pode ser lido por computadores e dispositivos móveis.

Mas quando realizamos uma contratação ou fazemos uma compra, há uma possibilidade do cliente precisar de uma cópia física e legível deste documento. É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje, continue a leitura para entender o que é DANFe online como consultar este documento?

O que é DANFe?

Como dissemos acima, a NF-e é a versão digital da nota fiscal, ou seja, é um arquivo que pode ser lido apenas através de computadores. Mas quando é necessário emitir uma cópia física deste documento recorremos o DANFe, ou, Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

Considerando que a NF-e só existe digitalmente, o DANFe é a representação gráfica da nota fiscal eletrônica e pode ser impresso. O documento contém ons principais dados fiscais e é usado para a circulação de mercadorias. Por exemplo, um caminhão não pode rodar sem a DANFe. Caso contrário, está sujeito a uma multa.

Vale lembrar que o DANFe não é um substituto da NF-e, apenas um facilitador de acesso às informações. Ele permite que o detentor possa confirmar a existência da nota fiscal já que tem uma chave numérica que dá acesso à NF-e original, bastando apenas realizar uma consulta pela internet. Além disso, o DANFe deve ter também um código de barras que facilita a leitura de sua chave numérica.

Outras funções do DANFe

O DANFe também pode ser utilizado na escrituração de operações documentadas por notas fiscais eletrônicas se o destinatário não for um contribuinte autorizado a emitir NF-e

Além disso, o DANFe pode representar a nota fiscal eletrônica caso ocorram contingências (quando o emissor da NF-e não consegue realizar a conexão entre os serviços da Sefaz do estado contribuinte.

Em casos como o citado acima, o documento deverá ser impresso em um formulário de segurança.

Como consultar DANFe online?

1. Checando os dados no site da Sefaz

Você pode utilizar sistemas de gestão financeira e emissão de NF-e (consulte pela internet) para checar os dados do DANFe online, ou, pode fazer a consulta diretamente por meio do site da Sefaz (Secretaria da Fazenda). Com a chave de acesso do documento, você poderá visualizar as informações das NF-es.

O processo pode ser cansativo se consideramos o fato de que o contribuinte precisará buscar uma nota de cada vez. Além disso, tanto a NF-e quanto o DANFe, só podem ser consultados até um período de 180 dias após sua emissão. Após esse período, a consulta deve ser substituída pela prestação de informações parciais (resumidas) que identifiquem a nota fiscal eletrônica, como número, CNPJ do emitente ou do destinatário, data de emissão, situação e valor.

Além do site da Sefaz, existem outros sites seguros para consultar o DANFe online.

2. Gerenciando DANFes e XMLs

O formato de arquivo XML é utilizado para marcação de informações e é lido normalmente por computadores, tablets e smartphones. Normalmente utilizado para gerenciar notas fiscais.

Através do arquivo XML é possível obter uma chave de acesso que permite a visualização do DANFe em um software ou por meio de um site como o Sefaz ou Web DANFe, por exemplo. Via Sage

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.