Como consultar minha restituição do Imposto de Renda? Quando recebo?

Receita Federal já liberou o primeiro lote. Veja quando ocorrem os demais.

Passado o período de entrega das declarações do IR 2022, o contribuinte fica ansioso por saber se terá restituição a receber. O pagamento das restituições  do Imposto de Renda de 2022 começou no último dia 31 de maio. Neste primeiro lote das restituições, foram pagos cerca de 6,3 bilhões para mais de 3 milhões de contribuintes. 

 Nessa primeira leva de pagamentos, receberam idosos acima de 80 anos, idosos com idades entre 60 e 79 anos, bem como contribuintes que possuem algum tipo de deficiência física ou mental. Os portadores de alguma moléstia grave e os contribuintes que trabalham no magistério também receberam. 

O segundo lote será liberado no próximo dia 30 de junho e os contribuintes já podem consultar a fim de identificar se estão inseridos nele. Na restituição, recebe uma ordem de pagamento quem realizou a declaração primeiro. Ou seja, quem declarou cedo, recebe mais cedo. 

Apenas no primeiro lote de pagamento é que são priorizados esses grupos mencionados anteriormente.

Como consultar o lote de restituição do IR?

O contribuinte deve consultar o Portal e-CAC para saber se existe valor de restituição a ser recebido. O mesmo deve acessar o “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte Federal”, digitar seu CPF e o código ou senha. 

Outra opção é acessar com o cadastro do gov.br.  No menu “Meu Imposto de Renda” o contribuinte será redirecionado a uma nova tela onde precisa ir até a guia “Processamento” e posteriormente ir em “Extrato de Processamento”, clicando no ano de 2022 para ter acesso a informação.

O pagamento do valor da restituição é feito diretamente na conta bancária informada no processo da declaração de IR, por meio da agência e conta ou via Pix.

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

Na restituição, recebe uma ordem de pagamento quem realizou a declaração primeiro. Ou seja, quem declarou antes, recebe mais cedo. Apenas no primeiro lote de pagamento é que são priorizados esses grupos que mencionamos anteriormente.

O Governo não informa quando será o pagamento de cada pessoa. O que o contribuinte pode fazer é consultar os sites informados acima e, assim, conferir se o seu pagamento se dará naquela rodada.

A única certeza é de que as restituições são feitas de acordo com a ordem de chegada das declarações. Veja a seguir o calendário com as datas das próximas restituições.

Calendário das Restituições do IR 2022

1º lote: 31 de maio de 2022

2º lote: 30 de junho de 2022

3º lote: 29 de julho de 2022

4º lote: 31 de agosto de 2022

5º lote: 30 de setembro de 2022

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Comentários estão fechados.