Como consultar se meu nome está incluído na lista de negativados do Bacen?

Existem situações onde mesmo com o “nome limpo”, ou seja, sem estar com restrições no SPC ou Serasa você não consegue obter crédito junto aos bancos.

0

Existem situações onde mesmo com o “nome limpo”, ou seja, sem estar com restrições no SPC ou Serasa você não consegue obter crédito junto aos bancos. 

Essa dificuldade pode estar acontecendo, pois, o seu nome pode estar incluído no Sistema de Informação de Crédito do Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen.

No artigo de hoje explicaremos o procedimento para realizar a consulta do seu nome e identificar se ele está mesmo neste sistema. 

O que é o Sistema de Informação de Crédito? 

No Sistema de Informação de Crédito ficam os registros de todas as movimentações de crédito com valores superiores a R$200,00 como a movimentação do seu cartão de crédito, por exemplo.

Este sistema é regido pelo Bacen e tem suas informações recebidas por instituições financeiras, lembrando ser obrigatório que elas mantenham os dados dos seus clientes sempre atualizados. 

Ter o seu nome junto a essa lista do Banco Central pode ser prejudicial, pois as empresas de crédito a utilizam como uma ferramenta para realizar consultas de históricos financeiros.

Isso significa que as empresas consultam suas movimentações financeiras, e levando essas informações em conta elas decidem se vão ou não liberar crédito ao solicitante. 

Designed by Ahmet Misirligul / shutterstock
Designed by Ahmet Misirligul / shutterstock

Consultando o Sistema

Agora que você já sabe que a lista se refere ao extrato do Registro de Informações do Banco Central, explicarei o passo a passo para consultar se o seu nome está nela. Como mencionamos, as empresas de créditos têm por obrigação alimentar as informações junto ao Bacen.

O acesso a essas informações pode dar um pouco de trabalho, entretanto possuir um certificado A3 facilita o processo, pois por meio dele a comprovação da sua identidade é realizada mais facilmente o que torna mais simples o acesso à informação.

Atualmente você possui 4 maneiras de realizar a consulta desta lista, confira quais são elas: 

  • Internet Banking Certificado;
  • Digital A3;
  • Presencialmente no Banco Central;
  • Através de carta registrada

Passo a passo para consultar se seu nome consta na lista:

  • Acesse o aplicativo do seu banco;
  • Identifique a aba Registro Banco Central;
  • Agora preencha o cadastro informando seus dados;
  • Após ter seu PIN de acesso validado você será direcionado ao Banco Central;
  • Faça o Credenciamento registrando os dados solicitados;
  • Realize sua consulta

Quanto tempo meu nome fica nesse registro? 

O acesso informado será o dos últimos 24 meses, ou seja, a informação não irá constar neste registro por tempo indeterminado, caso tenha acontecido com você de ter deixado de realizar o pagamento de alguma conta no passado, se buscar manter suas finanças em dia gradualmente seu nome sairá dele. 

Para quem tem urgência de retirar o nome do registro é necessário realizar o pagamento da sua dívida, pois, quando o pagamento da mesma é efetuado o seu nome necessita sair do cadastro dentro de um prazo de 5 dias.