Como contratar empréstimo para empresa? 4 dicas essenciais

É primordial definir a objetividade, finalidade do dinheiro que será contratado e a quantia exata necessária para a contratação do empréstimo para a sua empresa.

Com tantas vantagens para o seu negócio, nós conseguimos entender o porquê de várias empresas buscarem empréstimos, seja para aumentar a rede, adquirir novos equipamentos ou mesmo manter suas finanças no azul.

Mas, para que você possa usufruir do dinheiro contratado da melhor forma, é importante tomar alguns cuidados quanto ao planejamento, pesquisa e organização das finanças do seu negócio. 

E se esse também é um de seus objetivos como empreendedor, conheça algumas dicas de como se planejar para esse processo e sobre como conseguir um empréstimo com CNPJ. Continue a leitura do conteúdo até o final e confira!

Planeje-se

O segredo para o sucesso financeiro do seu negócio é planejamento e organização. Portanto, é primordial definir a objetividade, finalidade do dinheiro que será contratado e a quantia exata necessária para a contratação do empréstimo para a sua empresa.

Ainda que não exista um custo fixo, pois sabemos que surgem emergências que não são possíveis de prever, é possível criar uma média de valor a ser utilizado. Sendo assim, faça uma análise do saldo devedor, defina a melhor modalidade de crédito e mantenha esse planejamento mesmo depois da contratação do serviço.

Esses aspectos precisam ser muito claros para sua empresa, pois é através dele que você irá verificar se realmente o empréstimo é a melhor opção para seu negócio, de acordo com suas necessidades, ou se é melhor esperar um pouco e economizar.

Pesquise as opções

Cada banco ou instituição financeira possui suas exigências específicas, restrições, custos, prazos e limites. Todos esses fatores costumam variar bastante de banco para banco, de instituição para instituição, então é importante fazer uma pesquisa de mercado.

Você pode pesquisar por linhas de crédito de acordo com a sua finalidade desejada – compra de equipamento, ampliação do espaço físico, contratação de novos funcionários, etc. A pesquisa é uma alternativa certa para quem compreende o valor do dinheiro e faz de tudo para economizá-lo. 

Por isso, faça uma pesquisa apurada sobre os diferentes tipos de empréstimos e financiamentos, e tenha claro qual tipo é o mais adequado para seu negócio no momento. 

Fazendo o planejamento e optando pela escolha ideal, você irá evitar futuras surpresas e um refinanciamento para quitação das parcelas. 

Avalie o custo total e condições de pagamento

Avaliar o custo total, evitando comprometer-se com um empréstimo que não lhe oferece condições mínimas para que você pague a parcela é crucial. Idealmente, escolha linhas de crédito dentro do orçamento do seu negócio e que sejam possíveis de realizar o pagamento, de acordo com os juros e custo total.

Caso as parcelas mensais tenham um custo grande diante do seu planejamento, tente buscar alternativas ou negociar a extensão de prazos com o banco ou financeira contratada. Com um bom planejamento, você evita que seja necessário retornar à instituição para pegar mais uma quantia.

Além disso, a taxa de juros que o banco ou instituição lhe cobra em cima do valor emprestado não é o único custo – há também taxas administrativas. Portanto, simule seu crédito e tenha conhecimento do custo total conversando com a empresa que deseja contratar o serviço, dessa forma evitando surpresas e dores de cabeça.

Escolha a melhor opção para seu negócio

Como já fora explicado nos tópicos anteriores, é necessário que a empresa tenha uma boa análise da sua situação antes de adquirir um empréstimo. Além do relacionamento com o banco ou instituição financeira, é preciso também considerar o custo do empréstimo para o negócio.

Além da taxa e juros, existem também tributos, tarifas administrativas, seguros e custos com registro do contato. Todos esses valores são somados e repassados para o contratante na hora de captação do empréstimo. Por isso, um diálogo e bom relacionamento com o banco é essencial quando o assunto é realizar um empréstimo.

Por isso, recomendamos que seja feita uma simulação do empréstimo antes de decidir pela contratação, e solicitar ao banco ou financeira um detalhamento de tudo que é apresentado no contrato. No cenário atual, é possível fazer essa simulação online de forma rápida e completa! Portanto, use e abuse desse mecanismo que é uma ferramenta de auxílio para seu planejamento. 

Comentários estão fechados.