Como contratar um empréstimo no cartão de crédito?

Solicitação pode ser feita pela internet, mas é preciso cautela

Em tempos de dinheiro escasso, às vezes nos vemos em situações onde é preciso solicitar um empréstimo. Seja por motivos de saúde ou de investir no próprio negócio, ou uma dívida com que não pode mais esperar, não importa. 

Uma das maneiras que os brasileiros utilizam é solicitar um empréstimo através do cartão de crédito. Isso mesmo. O cartão, além de ser um grande aliado em aumentar o poder de compra, pode ser utilizado para que o cidadão consiga um empréstimo no mercado financeiro.

Segundo um levantamento realizado, no Brasil, o percentual de consumidores adeptos ao cartão chega no patamar de 81,6%. Já nos demais países do continente a quantidade fica entre 60% e 70%. Assim, o cartão é usado tanto como meio de pagamento quanto mecanismo para contratação de empréstimos.

Mas você sabe como é o procedimento? Vamos falar sobre o tema. Vem com a gente!

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

O empréstimo no cartão de crédito é similar ao empréstimo pessoal. A distinção entre as linhas de crédito consiste na não necessidade de ser correntista no banco escolhido para solicitar o dinheiro.

Dessa forma, só é preciso do cartão de crédito e de que a opção seja viabilizada pela operadora. A informação pode ser obtida via site, aplicativo, central de atendimento da instituição e em alguns casos até no caixa eletrônico.

Ainda, a quantia liberada no empréstimo no cartão de crédito é distinta do limite para compras. Sendo assim, não influencia no consumo mensal.

Como contratar empréstimo no cartão de crédito?

A solicitação do empréstimo no cartão de crédito pode variar conforme a instituição financeira, mas geralmente segue passo a passo parecido. Confira:

  1. Simulação do crédito e solicitação: na plataforma (site ou aplicativo), é possível inserir o valor desejado para empréstimo e em quantas parcelas deseja pagar, sendo oferecidas as taxas de juros cobradas.
  2. Análise de crédito: essa etapa envolve a avaliação do perfil do cliente, com o balanço de gastos e histórico de pagamentos.
  3. Assinatura do contrato: caso o crédito seja aprovado, basta ler as cláusulas e condições do contrato antes de concordar e assinar.
  4. Liberação do crédito: se estiver tudo certo com as fases anteriores, só resta a disponibilização do dinheiro. O prazo irá depender da operadora solicitada, podendo cair dentro de horas ou de dias.

Dicas antes de pedir empréstimo no cartão de crédito

Antes de solicitar qualquer crédito é necessário alguns cuidados prévios. Isso porque o dinheiro que deveria ser usado para ajudar nas finanças pode virar uma bola de neve com acúmulo de dívidas.

Dessa forma, algumas dicas para você seguir e sair do vermelho:

  • Faça um planejamento antes de contratar a linha de crédito;
  • Verifique quanto da renda pode ser comprometida para pagar as parcelas da dívida;
  • Pesquise as opções disponíveis no mercado financeiro;
  • Analise se o limite não será comprometido;
  • Compare as taxas de juros, prazo para pagamento e custo efetivo total;
  • Escolha a melhor opção disponível;
  • Pesquise a empresa antes de solicitar empréstimo para não cair em golpes.

Comentários estão fechados.