Você sabe o que é a persona e como criar a sua para ter sucesso nas estratégias do seu negócio? Se ainda não, neste post vamos te explicar todos os detalhes sobre o assunto!

Especialmente se você deseja lançar novos produtos, começar a trabalhar como afiliado ou até mesmo atuar com nichos, conhecer detalhadamente sobre a sua persona é fundamental para otimizar os seus resultados e criar ações mais assertivas.

Caso contrário, você poderá estar direcionando os seus esforços para um público totalmente diferente do seu! Imagine, por exemplo, anunciar serviços de aluguel de gerador de energia para crianças de 9 anos.

Por essa razão, ter uma persona é essencial e a chave para fazer com que mais leads (potenciais clientes) conheçam o seu produto ou serviço.

A persona, também conhecida como buyer persona ou avatar, se trata de uma representação do seu cliente ideal.

Ela reúne informações reais sobre as características e comportamentos do seu cliente, como hábitos, desejos, objetivos e motivações, etc., ou seja, é composta com base em dados do público que a empresa quer alcançar.

E você, quer saber como criar uma persona e tomar decisões de forma mais assertiva? Então neste post nós vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Continue nos acompanhando para saber mais!

Defina qual o tipo de pesquisa

Não é possível criar uma persona real sem bases e informações relevantes, não é mesmo? Por essa razão, o primeiro passo para definir sua persona é buscar as melhores informações sobre o seu público. E para buscar esses dados, há diversas possibilidades:

Se sua empresa trabalha com seringa de insulina, é possível tanto realizar entrevistas (semiestruturadas) e questionários com seus leads e clientes em troca de materiais ou promoções, por exemplo, como também reunir informações na web, como nas redes sociais ou em sites de empresas concorrentes.

Busque responder o máximo de perguntas

Também é interessante responder o máximo de perguntas para criar a sua persona ou avatar. Veja algumas delas abaixo:

  • Quem são seus compradores e porque eles usam seu produto ou compram seu serviço?
  • Quais as suas expectativas diante do que sua empresa oferece?
  • Quais são os seus valores?
  • O que ele faz no dia a dia e quais conteúdos costuma consumir?
  • Quais são as marcas que ele costuma usar (ou produtos e serviços, como outsourcing de impressão, por exemplo)?
  • Quais são as suas necessidades e dores?
  • Como sua empresa pode impactar positivamente a vida dessa persona?

Elabore a ficha da sua persona

Além das características e comportamentos, também é importante levar em consideração os dados demográficos. Sendo assim, insira as informações mais comuns sobre o seu público como:

  • Nome;
  • Alguma imagem que possa ilustrar a sua persona;
  • Idade;
  • Média salarial;
  • Nível de estudo;
  • Trabalho; dentre outros.

Construa sua persona

Com os dados prontos e definidos, é hora de elaborar a sua persona! Você pode definir de forma explicativa, semelhante a história de uma determinada pessoa, ou até mesmo elaborar tópicos resumidos sobre a sua persona.

Lembre-se também que esses dados devem ser sempre revisados e monitorados, afinal, com as influências externas, nada impede que o perfil do seu público-alvo sofra alterações.

Agora que você já sabe como criar uma persona para o seu negócio, o que está esperando para começar o seu planejamento? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.