Como declarar como empreendedor

0
46

Qualquer entrada e saída de recursos destinados a uma empresa, independente do enquadramento, precisam ser registradas e informadas

Rio – Muitos empreendedores têm dúvidas de como declarar Imposto de Renda e se precisam fazê-lo. A prática é obrigatória para todas as empresas, incluindo as de pequeno porte. Quem é registrado como Microempreendedor Individual (MEI) tem faturamento bruto da atividade informado por meio da Declaração Anual do Simples Nacional, na qual deve-se detalhar tudo que vendeu ou prestou de serviços durante os 12 meses do ano. O prazo de entrega vai até dia 31.

PERGUNTA E RESPOSTA

As entradas e saídas de recursos da minha empresa têm que ser declaradas no Imposto de Renda? Posso ter alguma restituição dos gastos para mantê-la?, Sergio Fonseca, Tijuca.

Prezado Sergio, qualquer entrada e saída de recursos destinados a uma empresa, independente do enquadramento, precisam ser registradas e informadas. As receitas de serviços ou venda de produtos terão registro por meio da emissão de NF e as despesas pagas necessitam de comprovação, seja por NF, cupom fiscal , RPA, impostos ou recibos. Se o seu enquadramento for por lucro presumido ou lucro real, os registros são pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e, em qualquer um dos casos, é fundamental a assessoria de um contador. Caso você seja Microempreendedor Individual (MEI), o valor do faturamento bruto de sua atividade (R$ 60 mil, no máximo) é informado por meio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Para fazer esta declaração acesse https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/, e escolha a opção “DASN-SIMEI”, localizada no menu à direita da página.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ – O DIA