Como declarar Imposto de Renda nos EUA?

Prazo no país para entrega de pessoa física individual vai até 17 de maio. Obrigação inclui brasileiros imigrantes ou que recebem alguma renda em terras norte-americanas.

0

Por causa de todos os transtornos que a pandemia promoveu, o Departamento do Tesouro e a Receita Federal dos Estados Unidos, que tradicionalmente estabelecem a data-limite da entrega da declaração do Imposto de Renda em 15 de abril, prorrogaram a data para 17 de maio.

Ou seja, já está na reta final para enviar as informações ao Internal Revenue Service, órgão governamental responsável pelo processamento do tributo. 

A consultora brasileira Simone Oliveira, CEO da America Expert LLC, sediada em Miami, explica a importância de estar em dia com o fisco.

“A declaração de imposto é uma excelente ferramenta no processo de regularização do status migratório nos Estados Unidos. Por meio dele, o imigrante prova que está com suas obrigações tributárias em dia. Outra vantagem é que ela permite a transferências de bens adquiridos nos Estados Unidos para o Brasil, após ter vivido um certo tempo no país”.

Em que circunstâncias é preciso declarar nos EUA?

  • Todos que ganharam algum tipo de renda em terras americanas;
  • Quem tem imóveis que gerem renda ou uma empresa estabelecida no país;
  • Quem internacionalizou sua empresa (mesmo morando no Brasil).

Como fazer o desligamento tributário? Se já foi feito, por quanto tempo ele vale?

Para quem mora no Brasil e for residir nos Estados Unidos, tem que declarar a saída definitiva do Brasil.

Para quem mora nos Estados Unidos e decide viver em outro país e assumir responsabilidade tributária fora do território americano, é o mesmo procedimento: declarar a saída definitiva dos EUA.

Designed by @tascha1 / freepik
Designed by @tascha1 / freepik

Como são taxadas as remessas de valores entre países?

Depende de vários fatores, como o propósito do envio do dinheiro e quanto tempo esse valor vai ficar fora do Brasil.

Nesse caso, é importantíssimo contar com uma assessoria contábil tributária especializada em transações entre países.

Simone, que há 15 anos presta consultoria para brasileiros que vivem nos Estados Unidos ou que internacionalizaram suas empresas, ressalta que, para evitar problemas fiscais e legais, é imprescindível procurar bons profissionais para ajudar a manter a questão fiscal em ordem.

“Para quem deseja um dia voltar para o Brasil, é essencial manter o CPF em ordem. E como as leis são complexas, é importante contratar um profissional que conheça a fundo as leis dos dois países.”

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.