Como declarar investimentos em precatórios ou direito creditório

Material traz orientações importantes que facilitam a compreensão de como o investidor pessoa física deve declarar o precatório ou direito creditório.

0

A temporada de declaração do imposto de renda para o ano de 2020 se iniciou no dia 1 de março de 2021 e vai até o dia 30 de abril de 2021.

Até lá, os contribuintes que tiveram rendimentos superiores a R$35.000,00 em 2020 ou adquiriram créditos durante o ano corrente de 2020 precisam prestar contas junto ao Fisco.

A não apresentação ou não entrega da declaração no prazo pode acarretar uma multa.

Para prevenir que os contribuintes cometam erros ao declarar seus ativos na Declaração de Imposto de Renda de 2021, a Balko, fintech com o propósito de democratizar o acesso a investimentos alternativos de alta qualidade, desenvolveu o Guia do Investidor Balko IRPF 2021.

O material traz orientações simples e objetivas para que investidor pessoa física que adquiriu precatório ou direito creditório em 2020, via cessão de crédito, possa fazer sua declaração.

Indica as fichas a serem preenchidas, assim como as informações que devem ou não constar no documento.

Em geral, duas são as situações possíveis: quando o precatório ainda não foi pago pelo ente devedor, mas o ativo constitui bem do investidor; quando o precatório foi devidamente pago pelo ente devedor em 2020 e o investidor possui um ganho de capital efetivo com o ativo.

piramide

“O Guia do Investidor busca dar instruções gerais sobre o assunto e também para emissão de guia e pagamento da DARF, quando houver recebimento pelos investidores dos créditos oriundos de precatórios e/ou direitos creditórios”, diz Beatriz Nami, Head of Legal da Balko, reforçando que este material não substitui a consulta a um contador ou profissional especializado no assunto de confiança do investidor.

Clique aqui para acessar o Guia do Investidor Balko IRPF 2021 .

Sobre a Balko

A Balko é uma fintech criada, em 2019, com o propósito de democratizar o acesso a investimentos alternativos de alta qualidade, que tradicionalmente são restritos a grandes fundos e investidores institucionais.

O perfil de investidores do seu portfólio é composto por quem já possui investimentos em produtos financeiros com algum tipo de risco. O investimento mínimo é de R$ 5 mil, podendo variar de acordo com a oferta.

Comandada por seus fundadores, Pablo Staubli, Theo Ribeiro, Caio Fasanella e Vinicius Attilio, a plataforma digital recebeu duas rodadas de aportes de investidores, dentre eles Patrick Sigrist, fundador do iFood, Wharton Angels e Norte Capital, e se prepara para nova captação em 2021.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.