Como desbloquear o benefício pelo aplicativo Meu INSS?

É necessário ter um benefício consignável. Ou seja, o benefício tem que pertencer aos proventos que podem ser atendidos.

O empréstimo consignado é uma prática muito comum entre os brasileiros. O que muitos não sabem é que os aposentados e pensionistas do INSS podem desbloquear o benefício através da plataforma Meu INSS para solicitar o serviço.

Nesse artigo, vamos mostrar como isso é possível, continue nos acompanhando!

O que é empréstimo consignado?

É uma espécie de crédito pessoal em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS.

É uma excelente alternativa de empréstimo para servidores públicos, aposentados do INSS ou funcionários de empresas privadas, pois tem as taxas mais baixas do mercado.

O que é preciso para ter acesso ao empréstimo?

Primeiramente é necessário ter um benefício consignável. Ou seja, o benefício tem que pertencer aos proventos que podem ser atendidos.

Depois da concessão do benefício, o segurado deve esperar por 90 dias para requerer o desbloqueio para empréstimo consignado.

Vale lembrar, que existe uma regra em vigor até dezembro deste ano, que diminui esse prazo para 30 dias.

Como é o passo a passo para a liberação do empréstimo consignado?

Acompanhe a seguir como essa liberação pode ser realizada pelo Meu INSS:

Acesse a plataforma Meu INSS –  Esse acesso é realizado, através do CPF e da senha exclusiva. Vale destacar que a senha é a mesma usada no site, portanto cada usuário possui uma.

Clique na opção agendamento/Solicitações – Depois de fazer o login, aparecerá a tela inicial da plataforma Meu INSS, nesta tela o usuário deve procurar o menu agendamento/ solicitações.

Busque o serviço desejado – Nesta etapa o beneficiário solicitará o desbloqueio do empréstimo consignado. Na parte inferior da tela, aparecerá o menu “novo requerimento”. Como todos os tipos de requerimento serão listados, uma dica importante para não perder tempo é clicar na lupa e tentar especificar o serviço desejado. Digite, “desbloqueio”, dessa forma aparecerá a opção Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado.

Solicite o desbloqueio do benefício –  Nesta etapa aparecerão alguns dados importantes relacionados às regras do consignado, por esse motivo é importante que o beneficiário leia tudo com atenção e verifique se está tudo correto. Após esse processo, aparecerá uma tela com mais informações sobre o desbloqueio, basta que o beneficiário clique em avançar.

Importante: Na solicitação de desbloqueio, o beneficiário poderá anexar os arquivos com a documentação necessária para continuar. Cada arquivo pode ter no máximo 5MB e se for preciso anexar mais de um, o tamanho total não pode ultrapassar 50 MB.

O próximo passo é preencher dados, como: endereço de e-mail, número de telefone, CPF e número do benefício.

Depois responda uma caixa de perguntas, que possui três alternativas, por fim responda os outros campos de informações opcionais e clique em avançar para concluir.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.