Como descadastrar uma chave do Pix

0

Um dos assuntos mais comentados é o lançamento do Pix pelo Banco Central, que permitirá pagamentos de forma instantânea, que exige que a pessoa crie uma chave e seja associada a apenas uma conta Pix.

Você pode ser registrado em até cinco chaves por conta. Quando é informada em uma transação, a chave deverá identificar a conta que está recebendo ou enviando o dinheiro para facilitar o processo.

A verdade que muitas pessoas se interessaram e se cadastraram para usar o novo serviço do Banco Central, porém, existem pessoas que estão reclamando que foram cadastradas sem sua permissão.

Mas, como excluir um cadastro que você não solicitou, no final do texto, iremos tirar suas dúvidas de como desistir de uma chave Pix.

Cadastros sem autorização do cliente

Algumas fintechs foram mencionadas num Twitter de um cliente que informou que o cadastraram numa chave Pix, sem que ele tivesse conhecimento.

Fintechs como o Nubank explica como são feitos o cadastramento na chave Pix por eles
Clientes do Nubank e do Mercado Pago reclamam nas redes sociais que as instituições financeiras teriam cadastrado, sem autorização, chaves Pix para suas contas.

O problema é que a solução de pagamento instantânea, criada e gerida pelo Banco Central, exige que cada chave seja associada a apenas uma conta Pix, apesar de permitir que pessoas físicas registrem até cinco chaves por conta.

Informada em uma transação, a chave deve identificar a conta que está recebendo ou enviando dinheiro para facilitar o processo.

Segundo a instituição, primeiro fizeram um pré-cadastro antes do dia 5 de outubro, quando o processo começou de forma oficial, e em seguida enviaram um novo pedido de consentimento ao cliente, “fluxo prático e simples de comunicação”.

“Todas as chaves foram cadastradas com a devida autorização dos clientes”, informou o Nubank.

O Mercado Pago também informou como está agindo para cadastrar seus clientes no Pix
“o processo de cadastro das chaves Pix ocorreu em conformidade com as regras estabelecidas pelo Banco Central” e também informaram que fizeram um pedido de consentimento ao cliente.

O banco digital também deixou claro que, o fluxo de cadastro envolve o envio de uma comunicação por meio do aplicativo, informando a possibilidade de cadastrar as chaves para que o usuário possa escolher quais deseja registrar.

Banco Central

Logo PIX
PIX banco Central

O Banco Central que regula o pagamento instantâneo com uma chave Pix disse que “monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix, já tendo iniciado processos formais de fiscalização de participantes”.

Sendo que caso, encontre irregularidades nesses processos, que incluam eventuais cadastramentos indevidos, os infratores serão punidos.

Saiba como descadastrar a chave

Os bancos informaram como é possível você desistir de um cadastro no Pix:

Itaú-Unibanco

Basta ir a área destinada para o Pix no aplicativo do banco, clicar na chave que quer descadastrar e clicar no ícone de lixeira.

Nubank

O cliente deve ir na seção “Pix”, em “Minhas chaves”, e escolher a opção “Excluir chave”, que é automática. Caso o registro não tenha sido confirmado ainda, basta entrar em contato com a equipe de atendimento e fazer a solicitação.

Nesse caso, o processo pode levar até um dia útil. Também é possível fazer a portabilidade de chaves do Pix, embora não exista, na seção de gerenciamento de chaves, uma ação específica com esse nome.

Mercado Pago

Na tela principal do aplicativo, o botão “Cadastrar chaves Pix” possibilita a gestão delas, até mesmo para descadastrar uma chave.

Bradesco

É preciso acessar o ícone “Pix” na tela inicial do app. O sistema mostrará a tela “Minhas chaves”. Clique na seta ao lado da chave e, em seguida, “excluir chave”

PicPay

No aplicativo, toque em Pix nas sugestões da tela inicial, ou acesse o menu Ajustes. Escolha a opção Meu Pix, selecione a chave que deseja excluir e irá aparecer uma mensagem pedindo para confirmar a exclusão da chave. Toque em “Sim, quero excluir”.

Caixa Econômica

No Mobile Bank CAIXA ou Internet Bank CAIXA, entre em Consulta Chave, selecione chave que deseja excluir, clique no ícone de lixeira e confirme a exclusão. No app CAIXA Tem, o cliente deve clicar na opção “Gerenciar Chaves”, clicar em “excluir chave” e selecionar a chave a ser excluída e confirmar.

Santander

O aplicativo permite a exclusão de chave. Entretanto, o banco não informou o passo a passo.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil não informou ainda como é possível excluir uma chave Pix pelos seus clientes.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil