Como é feita a admissão no eSocial?

O Governo Federal elaborou o eSocial através do Decreto 8.373/2014, após a sua implementação diversas modificações foram surgindo, o que gerou várias dúvidas.

Pensando em te ajudar, elaboramos esse artigo para te explicar como é realizada a admissão pelo eSocial, confira. 

Realizando a admissão no eSocial

A admissão é enviada através do evento “S-2200” (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso do Trabalhador), lembrando que a maneira em que vai ser enviada vai variar conforme o sistema de gerenciamento utilizado pela empresa para realização da folha de pagamento. 

Confira abaixo o passo a passo para realizar a admissão no portal: 

  • Primeiramente acesse o site do eSocial;
  • Agora você irá utilizar o certificado digital para fazer ‘login’ no sistema;
  • Selecione “Empregado” e em seguida em “Admitir/Cadastrar”;
  • Realize o preenchimento dos dados do profissional;
  • Salve após a concluir o preenchimento;
  • Para finalizar basta assinar digitalmente para processar o evento.

Você pode fazer o acompanhamento no sistema utilizado de folha de pagamento, pois nele há a opção de acompanhamento de eventos enviados que é realizado por meio do andamento dos eventos. Se o “status” estiver processando quer dizer que o encaminhamento do Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso do Trabalhador S-2200 foi efetuado corretamente e foi gerado um número de protocolo.

Caso outras opções estejam aparecendo como “processado com erros”, “rejeitados” ou “erros de estrutura do XML” nessas situações é preciso realizar ajustes nas falhas que estão sendo indicadas. 

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Posso alterar a data de admissão no eSocial? 

Infelizmente não é possível realizar essa alteração, se isso aconteceu com você e foi realizado o lançamento de maneira errônea, será preciso criar um evento de exclusão do S-2200 e gerar um novo cadastro. Lembrando que neste caso o procedimento também vai variar conforme o sistema de folha de pagamento que sua empresa utiliza.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Comentários estão fechados.