Como é feito os empréstimos do INSS?

0

É comum que em momentos de apertos financeiros, as pessoas recorram a um empréstimo para sair do aperto, se você recebe algum benefício do INSS fique atento ao nosso conteúdo de hoje e tire suas dúvidas.

INSS

O “Instituto Nacional do Seguro Social” é responsável por efetuar pagamentos das aposentadorias e outros benefícios dos cidadãos brasileiros  que contribuem para a Previdência Social.

Empréstimos do INSS

O empréstimo do INSS, somente os aposentados e pensionistas do que podem solicitar este benefício diretamente, com o desconto em folha de pagamento,  as outras modalidades, como: 

  1. Pensão por Morte;
  2. Auxílio Maternidade;
  3. Auxílio Doença.

Não podem fazer jus ao empréstimo do INSS, nem mesmo procuradores e dependentes do aposentado, sendo válido somente para o aposentado.

pré-aposentadoria

Qual o limite deste empréstimo?

O empréstimo do INSS possui limite de valores, o mesmo equivale a 35% do total da renda bruta, 30% para o pessoal e 5% para operações de cartão de crédito.

Veja um exemplo:

  1. Uma renda de R $ 1.100,00;
  2. Será multiplicado por 35 %, porcentagem que é liberada pelo INSS;
  3. Neste caso o valor do empréstimo será de R $385,00.

O empréstimo do INSS tem juros?

Não é permitido cobrar taxas altas, portanto os juros é estipulado em uma porcentagem de 2,08% ao mês de taxa efetiva. 

Ressaltando ser necessário que esteja atento a essas taxas, pois, cada banca apresenta uma proposta diferente. 

Cartão de Crédito Consignado do INSS 

O INSS também oferta aos aposentados o cartão de crédito consignado, o mesmo é similar aos cartões de crédito comuns. Neste cartão os aposentados terão um limite e o valor gasto é descontado direto do benefício.  Os juros para este cartão de crédito podem chegar a 3% ao mês.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.