Como encantar o cliente: 5 estratégias para utilizar em 2020

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Existem alguns mistérios quando o assunto é encantar clientes, pois apesar desta ser uma tarefa fácil e até bem simples, ela também é a responsável por gerar grandes resultados para um negócio, afinal de contas somente através do encantamento do seu cliente você será capaz de promover a fidelização dos mesmos.

Portanto, apesar de parecer uma tarefa muito complexa, a verdade é que é bem simples, no entanto também é bem árdua e trabalhosa, já que exige a total dedicação da sua marca ou empresa para poder obter os resultados desejados. Afinal de contas exige uma comoção em massa de todos os envolvidos no atendimento dos seus clientes.

Sem falar que graças a evolução constante da tecnologia se tornou muito mais fácil e natural que os clientes já busquem produtos e/ou serviços munidos de muitas informações. Ou seja, agora antes de buscar uma solução os clientes já pesquisam a respeito para se prepararem para não aceitar a primeira oferta.

O que de um ponto de vista estratégico pode ser bom ou ruim, dependendo apenas da preparação da sua equipe para lhe dar com os clientes. Pois eles precisam saber contornar algumas situações e gerar encantamento. Por isso é indispensável se preparar para encantar seu cliente logo no primeiro contato.   

Benefício de encantar o cliente

Ao encantar o seu cliente você o torna em um consumidor fiel e sólido, pois ao estabelecer uma conexão inteligente e estratégica, que gere valor e benefícios únicos para a satisfação do mesmo, você o conquista, fideliza e atrai. Fator que também tem o objetivo de gerar novas vendas em um futuro próximo.

Isso porque ao criar um vínculo com o seu cliente, o processo de gerar valor e apresentar benefícios de um determinado produto e/ou serviço se torna mais fácil, já que o cliente já se tornou em um consumidor predisposto a comprar o produto e/ou serviço oferecido pela empresa ou marca que o fidelizou, pois ele já a vê como referência.

Ou seja, é preciso criar uma conexão com o seu cliente, por meio de atitudes simples e estruturadas que sejam capaz de garantir ao seu cliente uma experiência surpreendente que irá atraí-lo de uma maneira tão eficiente e estratégica que também garantirá a sustentabilidade do seu negócio no futuro.  

5 estratégia de como encantar o cliente

A única maneira de encantar o seu cliente é deixando aparente a ele que a sua empresa ou marca se preocupa com o seu sucesso, por isso trabalha constantemente para garantir produtos e/ou serviços capazes de gerar a melhor experiência possível. 

O seu cliente deve enxergar que a sua marca ou empresa tem uma cultura de bom relacionamento com o cliente acima de tudo, pois isso seria como dizer que sua empresa ou marca busca garantir a satisfação do mesmo e, mais do que isso, ganhar a sua fidelidade.   

Se você quiser ainda mais além, uma dica extra é trabalhar com brindes personalizados, no site da Brindes SP você encontra um excelente guia com ideias de brindes para clientes e encantar ainda mais o seu cliente.

1 – Conheça os seus clientes

Conhecer o seu cliente é fundamental para conseguir encantá-lo, pois como já deve ser do seu conhecimento, atender seu cliente com educação e cordialidade já faz parte da sua obrigação. Ou seja, ser atencioso e receptivo é essencial para trabalhar com atendimento de clientes, por isso é o mínimo esperado.

Agora, entender o que o seu cliente realmente deseja, conseguir lê-lo para identificar suas necessidades e desejos é uma técnica primordial para encantá-lo, afinal de contas conhecer seus anseios e saber atendê-los é primordial para o sucesso do atendimento.

Então, se torne um profissional que sabe usar técnicas capazes de auxiliá-lo na leitura da linguagem corporal do seu cliente, que ouve o que o mesmo está lhe dizendo, que o ajude a interpretar seus problemas para encontrar uma solução ágil e viável o quanto antes.

2 – Conheça a marca, empresa e os produtos e/ou serviços oferecidos

Conhecer a marca, empresa e os produtos e/ou serviços oferecidos é essencial para saber apresentar soluções para os seus clientes. Por isso, este é um fator indispensável para conseguir proporcionar um atendimento excelente e que encante o seu cliente.

Ou seja, é indispensável que o profissional responsável pelo atendimento do seu cliente conheça e saiba apresentar todos os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua marca ou empresa. Afinal de contas, conhecer seus diferenciais e saber apresentá-los de maneira inteligente e atraente é fundamental em um atendimento.

Pois além de mostrar que a sua marca ou empresa sabe identificar as necessidades de seus clientes ainda transmite confiança, pois mostra que a marca ou empresa conhece todos os aspectos importantes do produto e/ou serviço e sabe apresentá-los adequadamente.

3 – Estruture sua equipe para gerar empatia e confiança

Ter uma equipe estruturada e organizada para conseguir gerar a empatia e a confiança dos seus clientes é fundamental para que os mesmos se tornem fiéis a sua marca. Por isso é indispensável cuidar da sua equipe para que ela seja treinada constantemente e se mantenha motivada e satisfeita.

Afinal de contas, somente uma equipe feliz e valorizada é capaz de se empenhar verdadeiramente para encantar e satisfazer o seu cliente. Então, busque desenvolver a capacidade da sua equipe para que a mesma se empenhe ao máximo para alcançar seu objetivo de encantar seus clientes.

4 – Ofereça atendimentos personalizados

Oferecer um atendimento personalizado tem o objetivo de mostrar ao cliente a sua importância para a empresa ou marca. Deste modo, é vital que o atendimento da sua empresa ou marca saiba demonstrar aos seus clientes que os mesmos são importantes e por isso merecem um atendimento especial.

Vale lembrar que apesar do atendimento ser personalizado ele também deve seguir premissas e uma estrutura base, pois somente assim ele não se tornará muito agressivo ou afetuoso, afinal de contas o cliente precisa apenas de um atendimento gentil, empático e respeitoso.

5 – Atenda às necessidades do seu cliente e ofereça algo mais

Além de saber entender o seu cliente, também é indispensável saber atender as sua necessidades, pois de nada adianta saber o que ele deseja e não conseguir oferecer uma solução ao mesmo. Por isso, busque sempre atender as necessidade do cliente e ainda oferecer algo a mais.

Isso porque além de satisfazê-lo, sua missão também é encantá-lo ao superar suas expectativas. Ou seja, ao fazer o seu trabalho e um pouco mais você encanta o seu cliente e mostra que sua marca ou empresa sabe proporcionar um atendimento excepcional.

O que além de garantir sua fidelidade ainda possibilita indicações que validam a sua postura de sucesso ao oferecer um atendimento excepcional que é capaz de encantar seus clientes de tal maneira que os transforma em apreciadores e divulgadores da sua marca ou empresa.

Mas lembre-se que após conquistar o cliente seu trabalho de encantamento não deve acabar, já que é importante manter um relacionamento ativo com esse cliente através de um pós-venda condizente, realista e muito cauteloso, pois caso essa conexão seja cortada, a sua marca ou empresa pode ser esquecida.