O objetivo da escolha perfeita de uma contabilidade vai muito além de obrigações fiscais. A contabilidade tem um papel fundamental na estratégia do empreendedor. Por isso é importante que você avalie alguns fatores, diante disso, vamos te ajudar. Você está preparado?

A escolha da sua contabilidade é importante:

Como todo empreendedor precisa saber, contratar uma contabilidade é fundamental. As operações desse profissional é indispensável e regida pelo artigo 1.179 do código civil. Levando isso em consideração, a escolha deve partir de acordo com a formação/conhecimento técnico do contador, entretanto, o conhecimento do contador não pode ser o único ponto avaliado na escolha de uma contabilidade.


Você deve levar em consideração as tecnologias utilizadas no processo de contabilidade.

Critérios para escolher uma contabilidade:

Selecionamos alguns passos para ajudar você a escolher a melhor contabilidade para sua empresa:

#1 Escolhendo o escritório de contabilidade:

Iniciar suas buscas na internet é um passo valido, levando em consideração que estamos na era digital. Indicação de serviços são uma ótima forma de contratar um bom serviço. Uma opção também é solicitar uma breve relação de clientes para procurar referências.

É possível também procurar indicação de empresários, de preferência pertencentes ao mesmo nicho de mercado que você, que estejam satisfeitos com o trabalho de suas empresas contábeis. Existem também outros pontos que você pode avaliar na hora de contratar uma contabilidade:

Pelo uso de tecnologia:Hoje em dia podemos contar com o conforto da contabilidade digital, que pode ajudar você a se antecipar e se organizar estrategicamente.


Perfil profissional:
O perfil profissional do contador também pode ser uma questão decisória na hora de escolher uma contabilidade. Hoje em dia com automatização de tarefas braçais, o contador pode oferecer um serviço de contabilidade consultiva, orientando você de acordo com o sua estratégia/objetivos.

#2 Encontrei uma contabilidade e agora?

É aconselhável verificar se o escritório escolhido é filiado Sescon do seu estado. Também é bom olhar se ele está devidamente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade(CRC) para verificar se tanto a empresa, quanto os funcionários estão devidamente inscritos e regulares no exercícios das suas funções.

#3 Qual é o valor correto de honorários?

Os valores podem variar de acordo com o número de serviços. É recomendado que você faça um levantamento do orçamento com o escritório de contabilidade e então avaliar o custo benefício de cada um deles. Não existe um padrão de valor para o serviço de contabilidade. Conheça nossos planos e preços.

#4 Como deve ser o acompanhamento?

Mesmo que você tenha contratado um serviço de contabilidade, você precisa saber pelo menos minimamente sobre os tributos e encargos que incidem nas atividades e acompanhar o recolhimento de valores. Ele deve solicitar de forma periódica à empresa de contabilidade a certidão negativa dos principais órgãos(Receita Federal, Secretária da Fazenda e Prefeitura Municipal), que é uma das principais formas de identificar que a empresa não possuí pendências. É aconselhável solicitar com frequência um balancete.

#5 Com quem ficam os documentos?

A documentação que precisa ficar com a empresa:

  • Documento de constituição da empresa;
  • Contrato social/registro de participação fiscais da empresa(CNPJ ou Alvará de Funcionamento);
  • Notas fiscais de compras;
  • Despesas operacionais (água, luz, telefone, etc);
  • Talonários de vendas;
  • Guias de recolhimento de todos os tributos;
  • Extratos bancários;- Livro/ficha de registros de empregados;
  • Registro de ponto dos funcionários para verificação do ministério de trabalho;

A documentação que precisa ser guardada pela contabilidade:

  • Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa;
  • Cópia dos documentos de constituição da empresa;
  • Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários;

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo original Gestão Cont – A Gestão Contabilidade Digital é uma organização comprometida com o seu negócio e que leva informação de maneira consultiva transforma ndo esse conteúdo na linguagem da sua realidade, a do empresário.

Atuante na área contábil e de assessoria empresarial desde 1º de Dezembro de 2002 estamos presentes em Santa Catarina na região norte, vale e alto vale do Itajaí.

Estrategicamente com a matriz situada em Joinville a maior cidade do estado, nossas filiais estão distribuídas em Itapoá e Vidal Ramos, somando mais de 40 colaboradores de nível operacional, de coordenação e consultoria direcionada.