Os serviços contábeis são indispensáveis para qualquer empresa. Por isso, é extremamente importante contar com bons parceiros estratégicos, a fim de garantir a eficácia dessa área. Uma solução bastante utilizada é a terceirização de serviços contábeis, mas como escolher um escritório de contabilidade de confiança?

É isso que você vai descobrir no post de hoje. Como nem todo escritório oferece o mesmo serviço, é preciso avaliar o que realmente tem valor para o seu negócio. Por esse motivo, separamos para você algumas perguntas fundamentais para ajudar a fazer essa escolha. Ficou curioso? Vamos conferir!

Por que contratar um escritório de contabilidade?

Planejar uma empresa é algo realmente trabalhoso, que exige tempo e dedicação. Portanto, é interessante que todo esse trabalho não seja perdido em decorrência de um descuido com as questões fiscais e tributárias, por exemplo.

É aí que entram os escritórios de contabilidade. Eles fornecem um acompanhamento para que a empresa esteja em dia com sua estrutura societária, gestão financeira, enquadramento tributário e outras obrigações.

Os serviços contábeis são essenciais desde a construção do plano de negócios. Depois que a empresa começa a atuar, eles se tornam ainda mais importantes. Contando com esse apoio especializado, a empresa pode voltar os seus esforços para a estratégia do negócio e delegar alguns serviços a um parceiro de confiança.

Como escolher um escritório de contabilidade?

Analise os modelos de relatório utilizados

Os relatórios são os principais itens de contribuição para a tomada de decisão da empresa. Portanto, procure conhecer a qualidade do fornecimento dessas informações, tal como a periodicidade com que são geradas e se são de fácil compreensão, por exemplo.

Para fazer isso, além de entrar em contato com o próprio escritório, é válido procurar alguns de seus clientes. Procure saber como são emitidos seus relatórios, a folha de pagamento, os balancetes e os demonstrativos tributários, entre outros.

Além disso, é importante se certificar de que as informações geradas nos relatórios são relevantes para o negócio. Lembre-se sempre de que eles serão a base para a tomada de decisão.

Entenda o funcionamento do escritório

O melhor indicativo do bom funcionamento de um escritório é quando as operações e contatos do dia a dia fluem sem gerar obstáculos à execução do seu negócio.

Essa eficiência nas atividades permite que a contabilidade preste os serviços que mais agregam valor ao empreendimento por meio da apresentação das informações contábeis, fiscais e financeiras da empresa, de forma precisa e concisa. Esses dados são fundamentais para o gestor tomar melhores decisões.

Para se certificar de que o escritório é o ideal para a sua empresa, procure conhecer a sua estrutura e se ele tem condições de se responsabilizar por questões burocráticas, para reduzir o fluxo de documentos.

Um escritório que utiliza soluções tecnológicas costuma ser ainda mais eficaz. Isso porque a integração de dados agiliza processos, aumenta a eficiência e contribui para a melhor gestão de tempo. Os resultados são respostas e soluções rápidas de problemas.

Verifique a situação cadastral em órgãos específicos

E-book gratuito com Dicas e Orientações de como Iniciar um Escritório Contábil.

Essencial para a escolha de um bom escritório, é imprescindível verificar sua situação cadastral junto a órgãos específicos. Todo contador atuante precisa ter registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Já os escritórios podem estar afiliados ao Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis (SESCON) e ao próprio CRC.

Além disso, vale conferir se possui registro na Receita Federal, consultando o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O Alvará de Localização e Funcionamento é a comprovação de que a empresa foi autorizada, pela Prefeitura, a atuar.

Quais os benefícios dessa contratação?

Entre os principais benefícios gerados estão:

  • segurança de que a empresa terá regularidade cadastral em todos os órgãos públicos necessários;
  • assessoria e consultoria contábil constante para avaliar situações cotidianas;
  • apoio na gestão patrimonial, financeira, administrativa e de estoque;
  • formação de preço ideal com base nos custos reais da empresa;
  • planejamento tributário eficiente e econômico;
  • valorização da empresa mediante questões legais, tal como sucessão, ações relativas à falência ou trabalhistas;
  • adequação nas relações trabalhistas;
  • manutenção e atualização de arquivos eletrônicos;
  • economia de recursos de tempo e dinheiro.



DICA PARA CONTADORES: O primeiro passo da carreira profissional

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



Conteúdo original Marilan