Como está o relacionamento e a integração dos funcionários no seu escritório contábil



Os resultados alcançados por uma equipe integrada costumam ser bastante positivos para o escritório. A integração culmina numa equipe empenhada com as necessidades do trabalho justamente por ter uma melhor compreensão sobre quais são elas. A ideia, portanto, é promover essa interação profissional, mantendo os indivíduos motivados e dispostos a colaborar com os objetivos do grupo.

Ocorre que relacionamento não é o mesmo que integração: estar integrado é estar envolvido e ter uma visão mais abrangente do que é feito, algo que vai além de apenas fazer parte. Uma atualização da lei que tenha impacto sobre o trabalho da contabilidade ou mesmo uma orientação dada a um cliente, e que possa vir a servir para outro com mesmo perfil, são exemplos de informações que podem ser trocadas pelos profissionais da equipe. Com isso ganham todos, escritório e profissionais.

Como vai a relação entre os membros da equipe do seu escritório contábil? Confira algumas dicas de gestão e descubra a importância da boa convivência e do bom relacionamento entre os profissionais do grupo.

Anúncios

Aproximação, comunicação e contato

Ter que administrar um conflito no ambiente de trabalho é o pior que pode acontecer, no entanto, há caminhos para evitar isso — e todos eles envolvem comunicação. A comunicação é a prática mais indicada por quem atua na área de RH, tanto para a resolução dos conflitos quanto para a prevenção destes.

Ter uma equipe mais integrada, com indivíduos que colaboram e são mutuamente participativos requer também que se trabalhe, fundamentalmente, a comunicação. É preciso incentivar a troca de informações, reiterar quais as funções e objetivos dos profissionais e de que forma isso contribui para a construção de uma imagem de credibilidade para o escritório e, consequentemente, valorizar a atuação da equipe.

A distância entre os indivíduos pode ser consequência da pouca interação. Por isso, é preciso incentivar o contato mais próximo, ajudar quem esteja passando por dificuldades que já tenham sido vividas por outros dentro do escritório e, dessa forma, fomentar a construção de um bom relacionamento e a integração entre os profissionais.

Busca por soluções que beneficiem a todos

Uma equipe de trabalho é, antes de tudo, formada por humanos, o que significa ter vários perfis e temperamentos diferentes envolvidos num grupo. É natural que surjam confrontos ou que sejam vividas situações conflitantes. O interessante é aproximar-se dos envolvidos e fazer com que exponham suas dificuldades, diminuindo a tensão e pedindo que trabalhem em conjunto na procura por soluções.

Convidar os profissionais a solucionar uma questão pode ser mais enriquecedor em função da possibilidade de exposição dos diversos pontos de vista, o que pode contribuir para um melhor esclarecimento sobre os objetivos gerais do escritório e influencia positivamente o desempenho da assessoria contábil. Um positivo relacionamento e integração devem ser uma meta para a equipe.

Os conflitos absorvem a energia dos profissionais e do próprio grupo como um todo, pois desviam a atenção e impedem que estejam concentrados em suas tarefas. Para a resolução dos conflitos, a prioridade deve ser encontrar caminhos em vez de encontrar culpados. Em alguns casos, resolver o conflito faz com que determinados hábitos de conduta sejam revistos e novas atitudes sejam incorporadas à rotina profissional, promovendo mudanças benéficas a partir das dificuldades experienciadas, o que acaba por ser um ganho para o escritório.

Evitar conflitos e jamais deixar para depois

Administrar problemas de convivência é tarefa da liderança. É preciso ter algumas habilidades de comunicação e boas técnicas de gestão para resolver as questões de forma a extrair algo de positivo e, dessa forma, ser capaz de atuar no desenvolvimento dos colaboradores da equipe.

Instruir e orientar são uma maneira de educar os profissionais para que construam um bom relacionamento e a integração necessária às boas práticas de rotina do escritório contábil. Ter experiência com o tema pode ser determinante para identificar a melhor maneira de contornar o problema, com clareza de conduta e conhecimento sobre o comportamento humano, quando se repete em situações semelhantes.

Evitar é a atitude mais acertada, afinal, os conflitos não surgem do nada e em muitos casos são respostas a alguma frustração. Basta atuar diante dos sinais mais evidentes e jamais adiar ou ignorar os indícios que caracterizem a iminência de um problema.

Matéria: https://blog.sage.com.br/gestao-contabil/como-esta-o-relacionamento-e-a-integracao-dos-funcionarios-no-seu-escritorio-contabil/

 

[useful_banner_manager banners=12 count=1]

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.