Erros na contabilidade podem gerar muitos transtornos para o empresário

Falhas nos serviços de contabilidade de uma empresa costumam acontecer com uma frequência maior do que se imagina sem que o próprio empresário se dê conta, resultando em prejuízos reais para o negócio. Segundo estimativa da Contabilizei, líder em contabilidade para micro e pequenas empresas no Brasil, a maioria dos clientes que migraram para a plataforma online nos últimos 12 meses apresentavam algum tipo de pendência ocasionada por falhas contábeis.


Com objetivo de evitar e reduzir o número de erros, a Contabilizei aposta na tecnologia como uma aliada. Na plataforma de contabilidade online, todas as guias geradas passam por verificação automática, além de serem conferidas por uma equipe de contadores responsável pelo controle dessas entregas.

“Contabilidade é um processo complexo, especialmente com a quantidade de impostos que pode variar de acordo com a atividade, regime tributário e o município da empresa”, afirma Adrielle Freitas, diretora técnica da Contabilizei. Segundo ela, o acúmulo de falhas e pendências pode gerar multas e gastos com regularização que chegam a somar milhares de reais. “Já tivemos casos de clientes com mais de R$ 15.000 em débitos e multas. A tecnologia é a maior aliada para reduzir falhas e garantir um serviço contábil com excelência”, acrescenta.

Como ficar de olho

A grande maioria dos empresários não tem acesso aos detalhes de seus dados contábeis, recebendo apenas as guias para pagamento de taxas, tributos e impostos mensais enviadas por seus contadores tradicionais. “É muito importante, no entanto, que a situação contábil do negócio seja acompanhada de perto”, lembra Adrielle.

Uma das recomendações da Contabilizei é que o empresário exija o envio mensal dos comprovantes de entrega das declarações de sua empresa, uma obrigação básica do contador ou do escritório.

O empreendedor também pode verificar se as entregas estão sendo realizadas no prazo acessando o site da Receita Federal, com certificado digital e senha. Por esse canal, é possível consultar todas as guias que foram geradas, além de conferir as situações de adimplência ou inadimplência da empresa.


Uma forma ainda mais simples de consultar se a empresa está em dia com as obrigações e pagamentos é por meio das certidões negativas. A Receita Federal disponibiliza essa certidão on-line, basta informar o CNPJ da empresa.

Fonte: Contabilizei é líder em contabilidade online no Brasil ao oferecer mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas. Com o uso da tecnologia, promove a desburocratização na indústria contábil brasileira ao automatizar processos e rotinas, garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs.