Como faço para consultar meu abono PIS/Pasep? Confira

A consulta do abona salarial do PIS/Pasep é realizada totalmente online pelo site do CNIS.

0

O abono salarial PIS/Pasep trata-se de benefício disponibilizado anualmente pelo Governo Federal aos trabalhadores formais. O valor pago pelo benefício irá depender do período em que o cidadão exerceu atividade de carteira assinada no ano-base, ou seja, será definido conforme os meses trabalhados no ano anterior. 

Sendo assim, quem trabalhou ao menos 30 dias durante o ano-base, recebe o mínimo pago pelo benefício. No caso daquele que exerceu sua atividade remunerada durante todos os 12 meses do ano, lhes será pago o teto do abono, o qual corresponde ao piso nacional (R$ 1.100 este ano). 

Vale ressaltar que abono salarial exige algumas condições para sua concessão. Sendo assim, confira previamente se você se encaixa nos requisitos exigidos, vamos a eles: 

  • Possuir ao menos 5 anos de cadastro no PIS/Pasep; 
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias durante ano-base considerado na apuração;
  • Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos mensais, durante o ano-base; 
  • Ter seus dados informados  pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais. 

Para ter acesso ao abono salarial, basta que os empregados da iniciativa privada se dirijam à alguma agência da Caixa Econômica Federal no período estipulado para o saque do seu PIS. No caso de servidores públicos, esse processo é realizado no Banco do Brasil. 

pis/pasep

Vale lembrar, que recentemente o Governo Federal divulgou a suspensão temporária do Abono PIS/Pasep 2021. Assim sendo, o valor referente aos meses trabalhados em 2020 só devem estar disponíveis no início do próximo ano.  

Como consultar o PIS/Pasep?

Para consultar seu abono salarial, primeiramente é necessário saber o seu Número de Identificação Social (NIS), ou o Número de Registro do Trabalhador (NIT) caso você seja um servidor público. Caso você não saiba, fique tranquilo, essa numeração pode ser encontrada na Carteira de Trabalho ou no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão. Além disso, é possível consultar esse número via ‘internet’, através do Portal Meu INSS, ou pelo CNIS. 

Conseguido a numeração, basta realizar o seguinte passo a passo a seguir, para consultar seu abono PIS/Pasep:

  1. Acesse o site do CNIS;
  2. Selecione a opção “Cidadão”;
  3. Logo após, clique em “Inscrição”;
  4. Clique em “Filiado”; 
  5. Preencha os campos com seus dados pessoais (CPF, nome completo, telefone, etc.); 
  6. Concluído o processo, nesse momento o número vai aparecer no canto direito da sua tela.