O segurado pode se deparar com diferentes situações que o levam a cancelar o agendamento do INSS, como problema de saúde, morte de um ente querido ou greve no transporte público da cidade. Para comunicar o não comparecimento à agência, basta um telefonema.

A Previdência Social tem buscado formas de facilitar o acesso aos serviços e de reduzir as filas nas agências. Contudo, para fazer determinadas solicitações, o cidadão precisa agendar atendimento pela internet ou por telefone.

Apesar da criação da plataforma digital “Meu INSS”, vários serviços ainda precisam de atendimento presencial. A lista inclui Devolução de Documentos, Cumprimento de Exigências, Apuração de Irregularidade, Atualização de Cadastro, entre outros. A maioria dos serviços oferecem atendimento a distância, mas o cidadão tem liberdade para marcar atendimento presencial e contar com o auxílio de um funcionário do INSS.

Diante de algum imprevisto, nem sempre é possível comparecer à agência no dia, horário e local combinado. Nesse caso, o mais adequado é fazer o cancelamento e remarcar o atendimento para outra ocasião.

Como cancelar agendamento do INSS?

Para cancelar o agendamento do INSS e remarcar o atendimento presencial, o segurado deve entrar em contato com a central 135. O Instituto Nacional do Seguro Social recomenda fazer a ligação em até 24 horas antes do horário marcado, pois assim é possível liberar vagas para outras pessoas que precisam de atendimento.

Durante a conversa com o atendente por telefone, o segurado deve deixar claro o seu desejo de reagendar uma nova data e não desmarcar o pedido de um benefício previdenciário, por exemplo. Por esse motivo, é mais apropriado utilizar o termo “reagendar” do que “cancelar”.

Em caso de cancelamento, o segurado perde a data de entrada do requerimento e só consegue marcar um novo atendimento após o prazo de 30 dias.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Quando realizada de telefone fixo, a ligação é gratuita. No caso de uma chamada feita por celular, o custo é de uma ligação local.

O INSS liga para confirmar atendimento?

Para otimizar o sistema de atendimento nas agências, o INSS pode telefonar aos segurados que agendaram atendimento pela Central 135. Isso é feito normalmente três dias antes da data agendada, com o objetivo de obter uma confirmação do comparecimento.

Nesse contato, o segurado não precisa informar número do benefício, senha ou conta bancária. O atendente confirma apenas o nome completo, a data, o horário e o local de atendimento, além de reforçar os documentos que precisam ser apresentados. Mesmo se o INSS não conseguir falar com o segurado, o agendamento é mantido.

O que fazer em caso de agendamento perdido?

Não comparecer a um atendimento agendado e nem avisar ao INSS pode gerar problemas para o segurado. Ele fica sujeito a perder a Data de Entrada do Requerimento, também conhecida pela sigla DER.

Quem tinha um agendamento, mas por algum motivo não compareceu, pode remarcar, desde que apresente uma justificativa para a ausência.

Você pode comparecer a uma agência do INSS para resolver a sua situação, mesmo sem fazer um agendamento prévio pela internet ou telefone. Nesse caso, o atendimento é feito entre as 7h e 13h. Quem comparecer à agência depois desse horário será orientado a agendar o serviço e retornar no dia seguinte.



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Conteúdo original INSS.BLOG

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