Como fazer um controle de estoque online?

0

No caso de pequenas empresas, é comum elas utilizarem planilhas de Excel como forma de controle de estoque.

Porém, um simples esquecimento de atualização pode vir a degradar a imagem da empresa.

A planilha pode ser bem vinda quando a empresa possui um baixo número de transações.

Agora, quando o número é elevado ela se torna um grande perigo.

Nestes casos, nada melhor do que o controle de estoque online para que se possa gerenciar toda a cadeia de processos de sua empresa com o mínimo de erros possíveis.

E que tal entender sobre o controle de estoque online e por que ele pode ser a melhor ferramenta para sua empresa?

Então veja a seguir dicas e maiores informações para você entender melhor sobre o que é e como fazer o controle de estoque online de sua empresa. Confira!

Controle de estoque online: empresas perdem clientes por informações desatualizadas

Imagine a seguinte situação: um de seus funcionários está atendendo um cliente que está necessitando de um produto especifico.

Ao consultar a planilha, ele verifica que o item está disponível para venda e garante ao cliente que ele pode realizar a compra já que possui a mercadoria.

Porém, um outro funcionário havia vendido a última peça disponível do mesmo produto momentos antes e esqueceu de atualizar a planilha no servidor da loja.

Ao consultar o estoque físico, o vendedor percebe que não há mais a peça disponível, ou seja, o estoque da planilha estava furado.

A partir disso, há a situação tente a tomar dois rumos:

  • A sua loja deixará de realizar mais um fechamento, pois o cliente ficará insatisfeito e perder a confiança por conta do equívoco de informação; ou
  • Você ainda pode perder um cliente em potencial de fidelização por cona de uma má experiência que não gerou o sucesso de compra do qual ele esperava da loja.

Ganhar um cliente requer meses de luta, mas para perder basta a confirmação de um estoque errado.

Isso, porque este é apenas um dos exemplos mais comuns que podem ocorrer quando a sua empresa não está com um estoque atualizado.

O que não aconteceria caso tivesse investido em um controle de estoque online.

Controle de estoque online: por que fazer

Conheça a seguir os principais motivos para que você aposte no controle de estoque online para sua empresa, independente do seu ramo.

  • A qualidade de seus serviços pode ser claramente percebida por seus clientes, já que o controle de estoque online permite com que sua empresa saiba exatamente quando precisar reabastecer o estoque sem prejudicar a entrega a seus clientes;
  • Com o controle de estoque online a empresa passa a ter uma maior economia no armazenamento físico de seus produtos, já que a mercadoria irá circular mais rápido;
  • Otimização de processos dentro da empresa, reduzindo tempo e aumentando lucros;
  • Quando bem realizado, permite a empresa a possibilidade de facilitar as compras com antecedência, sabendo quais produtos tem mais saída e quais possuem pouca circulação;
  • Ter um estoque parado é a mesma coisa que manter o seu dinheiro parado; e
  • Você terá acesso a todas as informações de seu estoque em um só lugar, gerando uma economia de tempo e maior produtividade de gerenciamento com informações atualizadas de forma automática.

Controle de estoque online: como fazer

Hoje em dia, há diversas ferramentas para controle de estoque online disponíveis no mercado.

Por isso é fundamental que você analise a fundo as reais necessidades de sua empresa para que saiba escolher qual delas melhor atende as demandas de sua empresa e, claro, a gestão de processos.

Mas saiba que há muitas ferramentas que vão bem além do simples gerenciamento de estoque online.

Muitas delas possuem funções variadas para gestão de sua empresa, visando a automatização de diversos processos, poupando tempo e custos para o seu segmento de trabalho.

Algumas delas fornecem a opção de você importar a sua atual planilha em Excel para o seu novo sistema de controle de estoque online, permitindo, ainda a emissão de relatórios de histórico mínimo, afim de que você possa programar as suas compras.

Também há opções de produtos através do código de barras fixo ou de forma dinâmica, minimizando tempo com o cadastro manual.

Isso é perfeito para a automação de processos de entrada e saída do seu estoque.

Quando há devoluções de produtos, o controle de estoque online também é atualizado.

Então, quanto mais informações atreladas e maior unificação entre elas, mais funcional e preciso será as informações de estoque e também para o setor de compras da empresa.

Neste caso, vale a pena também investir em todos os setores de sua empresa, para que cada um deles fiquem se comunicando de forma online e, o melhor de tudo, automatizado, sem a necessidade de alimentar as informações manualmente.

Assim, os riscos de chances de erros serão bem menores.

Tenha em mente que quando mais informações unificadas você tiver dentro de sua empresa, mais fácil será a sua gestão.

Isso, porque você, como gestor, consegue ter um panorama completo de transações, sempre em tempo real e o melhor de tudo! Você pode acessar de qualquer lugar, apenas com login em senha.

controle de estoque online ainda pode ser acessado por computadores, tablets e smartphone.

Basta deixar o seu dispositivo conectado à internet e acessar o servidor online através de login e senha.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Fonte: Actana

Imagem: actanablog