Como fazer uma redução de custos inteligente da sua empresa

0

A redução de custos, geralmente é utilizada para que as empresas evitem gastos desnecessários e possa investir em outras coisas. Sempre é interessante reajustar os processos internos de uma empresa para tomar atitudes que visão aumentar as receitas futuramente. Muitas pessoas pensam que o corte de custos só é necessário em momentos de crise sendo que na verdade você pode utilizar essa ferramenta quando o fluxo de caixa estiver comprometido também. 

O que você irá ver:

  • O que é reduzir custos?
  • Quando reduzir custos? 
  • Fique atento aos benefícios e riscos
  • Atitudes que não deve tomar na redução de custos 
  • Conclusão

O que é reduzir custos?

redução de custos é uma politica que as organizações implementam com um conjunto de diretrizes formada pela alta administração visando no futuro da empresa, tem como objetivo reduzir os custos da instituição sendo eles operacionais ou não. 

Esta redução é muito bem planejada, para que a decisão não coloque a empresa em danos e caos total. Evitando com que enfrente problemas financeiros ou até mesmos processos judiciais.  As medidas tomadas para a redução de custos, são para a obtenção de mais ganhos com eficiência e produtividade. 

Leia esse artigo ? Abri uma empresa. E agora? Como lucrar?

Quando reduzir custos? 

Você precisa pensar de maneira estratégica, jamais tome uma decisão como essa sem pensar muito bem nas consequências. Por que elas existem, e se tomada a a decisão incerta as consequências virão. Deve-se perguntar, em qual cenário atual a sua empresa se encontra, está enfrentando uma crise ou não? Se o país se encontrar em uma crise financeira como no caso da pandemia do novo Coronavírus, e o fluxo de caixa estiver sendo afetado diretamente tendo que atuar no limite ou mesmo no vermelho. Está mais que na hora de fazer a redução de custos. 

Por um outro lado, se o seu negócio está indo muito bem. O fluxo de caixa está positivo, pode ser a sua hora de expandir e apostar em novos investimentos para sua empresa. 

Leia este artigo também: Inova Simples: como abrir sua empresa nesse formato?

redução de custos impactará de qualquer forma na sua empresa, trace estratégias sensacionais visibilizando o não prejudicamento dos negócios, da produtividade, da dinâmica e principalmente dos lucros. 

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: Marbo Contábil