Como ficou a aposentadoria por idade após a reforma da previdência?

0

Após a publicação da EC 103/2019 a chamada Reforma da Previdência, houve a unificação das aposentadorias por tempo de contribuição (que foi extinta) e idade.

Atualmente, para que a mulher possa se aposentar, é necessária idade mínima de 60 anos de idade que subirá gradualmente 6 meses por ano até alcançar 62 anos em 2023 e 15 anos de contribuição (em 2020 necessário 60 anos e 6 meses), já para homens, 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.

Para facilitar, vamos ao exemplo: uma mulher que deseja se aposentar em 2020, deve preencher os requisitos idade, 60 anos e 6 meses e 15 anos de contribuição, salvo, se completou os requisitos anteriores até 13/11/2019, portanto, possui direito adquirido (tema para um próximo artigo).

As regras de cálculo das aposentadorias também sofreram alteração, uma vez que, anteriormente calculava-se a média 80% dos maiores salários. A partir da reforma conta-se a média de 100% de todos os salários e o valor da aposentadoria será de 60% dessa média + 2% ao ano que exceder 20 anos de contribuição para homens e +2% ao ano que exceder 15 anos de contribuição.

Com certeza, essa reforma trouxe regras que prejudicaram e muito aqueles que contribuíram com o mínimo durante toda a vida.⠀⠀

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Com informações Pâmela Nogueira Formada pela Universidade de Itaúna/MG. Pós-Graduanda em Direito e Prática Previdenciária. Advogada atuante no extrajudicial em Previdenciário e Imobiliário. E-mail: pamela_nogueira@outlook.com