20°C 26°C
Uberlândia, MG

Como fidelizar clientes na contabilidade?

Como fidelizar clientes na contabilidade?

09/09/2019 às 09h24 Atualizada em 09/09/2019 às 12h24
Por: Ricardo
Compartilhe:

Fidelizar clientes na contabilidade não é tarefa fácil. Nos últimos tempos, a maioria dos empreendedores tem a preocupação com relação à fidelização dos clientes. Na realidade, o motivo dessa preocupação é o caos econômico que se instalou no país. Para muitos contadores o maior mérito é possuir uma carteira de clientes fidelizada e, com a situação econômica do país abalada, é necessário aprimorar o relacionamento com os antigos clientes e na captação dos novos. Por outro lado, muitos contadores trabalham trancafiados em um escritório distantes dos clientes e sem contato algum.Esses não têm conhecimento de que a melhor comunicação e se envolverem com o público é um diferencial para permanecerem no mercado e fidelizarem clientes para os seus serviços. Outro desafio que os escritórios de contabilidade estão enfrentando devido às dificuldades financeiras é a procura dos clientes por serviços de baixo custo, mesmo sem competência e eficácia.

Continua após a publicidade

Para aprimorar e fidelizar clientes na empresa contábil siga as seguintes orientações:

Aperfeiçoe o atendimento

Se o país estiver com a situação econômica abalada ou não, o ponto principal para fidelizar a carteira de clientes é o atendimento. Oferecer um atendimento com qualidade e diferenciado é o segredo para obter o sucesso.

Todo cliente deve ser tratado com muita educação, amabilidade e cortesia.

Atenda-o como ele gostaria de ser atendido. Lembre-se que o atendimento é o grande diferencial do seu serviço, pois, com certeza, esta é a maior e primeira forma de fidelizar um cliente.

Continua após a publicidade

Se o seu escritório tiver funcionários, tenha uma equipe habilitada e qualificada para atender ao cliente justamente do jeito que ele gostaria de ser atendido. O que o cliente deseja é a eficiência e rapidez na solução dos seus problemas. Com o atendimento eficiente e cortês, ele valorizará o seu trabalho e sentirá que encontrou a empresa contábil certa.

O relacionamento com o cliente

Primeiramente, o cliente deseja sentir-se reconhecido e saber que você o conhece. Ele quer ser sempre lembrado e que o escritório entenda suas necessidades e saiba precisamente o que deseja e o que busca. Quando ele sentir que o escritório de contabilidade tem capacidade de compreender suas necessidades, sem dúvida alguma ele voltará, pois, suas expectativas foram superadas.

A melhor forma de fidelizar clientes é conhecê-los o melhor possível e ser qualificado para atender as demandas de uma maneira eficiente e eficaz que cause admiração a eles. Assim sendo, faça-se presente.

Aprimore ferramentas para encantar seu cliente

Nos dias de hoje, com as inovações da tecnologia e as informações que ficam sempre disponíveis na internet, a probabilidade de conhecer o cliente e de ficar lado a lado com ele, se tornou extremamente maior. Entretanto, não faça dessa aproximação com o cliente algo que produza inconveniência ou pareça inoportuno. Como já é conhecido que o contato pessoal com o cliente e que oferecer diferentes canais de comunicação para contato é muito importante e que podem dar mais agilidade entre o escritório de contabilidade e os clientes, utilize ferramentas como “SLACK” que é um software de comunicação de equipes com suporte a canais, conversas privadas e integração com serviços externos, o “TRELLO” que é uma ferramenta flexível que permite a organização de projetos profissionais em equipe e o “SKYPE” que é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo oferecendo uma aproximação e estabelecendo uma relação de confiança.

Continua após a publicidade

Outra forma de manter um relacionamento mais estreito com o cliente é enviando SMS ou usando o aplicativo “WHATSAPP”. Envie uma mensagem que surpreenda o cliente. Hoje em dia, esse aplicativo tem sido uma excelente forma de fidelizar com o cliente. Com o atendimento diferenciado, você conseguirá demonstrar para ele que não o esqueceu de que ele é especial para o seu escritório e isso agregará mais valor ao seu negócio e à sua atividade.

Com esse atendimento diferenciado, dificilmente o cliente procurará outro escritório por motivo de preço, pois ele constatará que o atendimento que o seu escritório oferece é de qualidade. Além do investimento nessas ferramentas que facilitam a troca de informações, é possível manter um relacionamento através de informações, orientações e dicas nas redes sociais e blogs com conteúdos atraentes e significativos. No próprio site do escritório e em redes sociais, escreva artigosapresentando as principais vantagens que os seus serviços têm a oferecer e a forma que o cliente pode usar desse benefício a curto, médio e longo prazo.

Apresente o valor do seu trabalho

Dê valor ao serviço prestado pelo seu escritório. Realce, sempre que possível, a qualidade do trabalho que você tem a oferecer. Explique aos clientes como o seu escritório e a sua equipe podem resolver os problemas deles e contribuir para o crescimento do empreendimento.

Portanto, deixe o cliente ciente que você tem uma proposta diferenciada ao invés de obter clientes apenas com preços baixos.

Cumprimento dos prazos

Para atender as demandas dentro do prazo, o escritório contábil deve ter disciplina e muita organização. Esse comportamento consolida o relacionamento com o cliente e demonstra o comprometimento com o trabalho. É fundamental deixar definido que os resultados também dependem das ações do cliente. Por isso, explique a importância do envio de toda documentação com antecedência e outras informações relacionadas à contabilidade.

Quando alguma documentação do cliente estiver faltando ou pendente, não deixe de lembrá-lo. Caso seja necessário, elabore um calendário de prazos e indique softwares de gestão para facilitar as tarefas essenciais. Assim, você garantirá o cumprimento dos prazos e evitará multas e problemas com os órgãos responsáveis.

Os serviços diversificados

Se por acaso ainda tiver incertezas sobre a fidelização de clientes, além de todas as atividades essenciais realizadas no escritório, ofereça serviços de consultoria, análise de relatórios financeiros, planejamento estratégico, redução de impostos, entre outros possíveis e de competência de um escritório contábil.

É sempre bom lembrar: os clientes fidelizados correspondem em até 65% de todo o faturamento do seu escritório contábil e sendo assim, parcialmente responsáveis pelo seu sucesso, eles são dignos de receber um tratamento diferenciado.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Contador Agora

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 26°

22° Sensação
2.06km/h Vento
78% Umidade
100% (10.23mm) Chance de chuva
06h23 Nascer do sol
06h00 Pôr do sol
Sáb 28° 20°
Dom 27° 20°
Seg 27° 20°
Ter 28° 18°
Qua ° °
Atualizado às 21h51
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,24 -0,03%
Euro
R$ 5,58 -0,07%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 336,698,76 -4,53%
Ibovespa
124,196,18 pts 0.02%