Como fidelizar os clientes? Dicas e estratégias para pôr em prática

0

Em meio a tantas opções de compras, marcas e uma infinidade de produtos, como fazer para se diferenciar no mercado? Listamos aqui algumas dicas para destacar um negócio e fidelizar os clientes com a ajuda das soluções Bmg Granito.

1. Esteja presente

Ofereça um canal de atendimento permanente, uma linha aberta com o cliente.

Deixe-o seguro e confortável, sabendo que, a qualquer momento e em qualquer caso de dúvidas, ele será atendido.

Temos diversas ferramentas que facilitam esse contato, de chatbots que utilizam inteligência artificial e machine learning para se comunicar com o cliente, até soluções mais simples e gratuitas, como o WhatsApp.

2. Conheça o cliente

Mantenha um CRM (Customer Relationship Management) ativo, que forneça informações atualizadas sobre seu cliente e hábitos de compras.

Dessa forma, é possível criar perfis de ações, como promoções personalizadas, descontos no mês de aniversário e outras iniciativas sob medida para cada cliente, aumentando as chances de conversão de vendas.

3. Relacione-se

Envie mensagens e novidades.

Essa é a melhor forma de manter o interesse pelos produtos aquecido.

Somos impactados por milhares de interferências ao longo do dia, especialmente nas redes sociais, e apenas as mais relevantes se destacam.

Designed by @yanalya / Freepik
Designed by @yanalya / Freepik

Por isso, é tão importante manter o cliente a par das novidades, principalmente se elas estiverem com conteúdos adequados ao perfil de compra (novamente a importância de uma boa ferramenta e gestão de CRM).

4. Surpreenda

Ofereça brindes e descontos.

Afinal, quem não gosta de ser mimado, não é mesmo? Reserve parte do seu investimento para cativar o cliente em ocasiões especiais, fazendo-o voltar a consumir e, até mesmo, aumentar o ticket médio.

Mais uma vez, uma boa ferramenta de CRM irá ajudar bastante nesse planejamento.

5. Ofereça facilidades

Sempre que possível, facilite a vida do cliente.

Com a solução de Pagamentos Recorrentes da Bmg Granito, é possível receber um valor fixo mensalmente ou configurar uma frequência na própria máquina.

Basta preencher com o valor, a frequência e a duração da recorrência e acompanhar tudo pelo Portal Gestão.

Solução perfeita para academias e escolas, por exemplo.

Além de um maior controle e segurança, e da fidelização do cliente, a opção ajuda a reduzir a inadimplência, algo fundamental para a saúde financeira do negócio.

Investir no cliente é investir no negócio. Lembre-se: um cliente satisfeito sempre volta!

Por Rodrigo Luiz Teixeira