Como funciona a Antecipação de recebíveis?

0


Acredito que pelo menos uma vez, você já precisou de capital de giro.

É normal pensarmos em fazer empréstimo ou financiamentos para esses tipos de situações.

Mas e se você pudesse adiantar o recebimento de um dinheiro que já é seu?

Isso é possível e esse procedimento é conhecido como “antecipação de recebíveis”. Quem opta por fazer essa antecipação adianta um dinheiro das vendas que fez parcelado e que só receberia meses depois.

Hoje, existem muitas empresas especializadas em realizar esse tipo de procedimento, inclusive algumas instituições bancárias.

A grande diferença entre os bancos e outras instituições responsáveis por essas antecipações, é o valor das taxas e juros.

Como bem sabemos, os bancos sempre possuem taxas mais altas em relação a outras instituições e não é diferente nesse caso. 

Se você quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis e se vale a pena para o seu negócio, conclua a leitura deste post!

Benefícios da antecipação de recebíveis

Garantir a expansão do empreendimento, bem como saber aproveitar os momentos mais favoráveis para se fortalecer no mercado, são dois aspectos fundamentais para qualquer tipo de negócio.

Porém, a gente sabe que é praticamente impossível fazer isso sem realizar um ajuste nas finanças da empresa, ainda mais quando isso envolve a contratação de crédito.

Hoje, já é possível driblar as altas taxas de juros dos empréstimos e, ainda assim, suprir as demandas de crescimento do negócio. A opção mais adequada para esse cenário é a antecipação de recebíveis

Veja quais são as vantagens de optar pela antecipação de recebíveis:

#1 Rapidez na liberação dos recursos

Poder contar com um dinheiro na mão em curto prazo alivia o caixa da empresa, além de diminuir os percentuais de endividamento, ajudando você a negociar com os fornecedores.

Além disso, dependendo da instituição escolhida para a solicitação, o dinheiro pode ser disponibilizado já no mesmo dia, reforçando ainda mais a rapidez dessa liberação.

#2 Evita empréstimos e financiamentos

A antecipação de recebíveis é a melhor oportunidade para fugir das altas taxas de empréstimos e financiamento, além de descartar o compromisso de ter que pagar parcelas do crédito contratado durante um longo período. 

#3 Crédito da própria empresa

Uma outra vantagem da antecipação de recebíveis é poder contar com um dinheiro que já é seu e não de terceiros, como acontece com a contratação de outras linhas de capital de giro ou de créditos disponíveis no mercado. 

#4 Diminuição do risco de inadimplência

Quando você solicita a antecipação de recebíveis, automaticamente os clientes que possuem contas a pagar, passarão a devê-las à factoring, dessa forma, é a instituição que ficará responsável pelas medidas cabíveis nos casos de inadimplência.

#5 Facilidade de negociação com clientes e fornecedores

Sabendo que o principal objetivo da antecipação de recebíveis é melhorar o fluxo de caixa da empresa, ela é capaz também de facilitar a negociação da empresa com fornecedores e clientes. 

Os aspectos se tornam mais flexíveis com a antecipação, seja em relação ao valor final dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, bem como os prazos de entrega. 

#6 Aceleração da empresa

Só por não ter boa parte dos recursos presos em recebíveis, a empresa já ganha agilidade de maneira geral, tendo mais liquidez para aproveitar oportunidades e assim, negociar com maior facilidade com os fornecedores em busca das mais diferenciadas condições. 

Pensando nessa situação, a empresa pode acelerar ainda mais o seu desenvolvimento no mercado. 

Antecipação de recebíveis: vale a pena?

Essa é uma pergunta muito subjetiva e que sempre vai depender do contexto em que o empreendimento se encontra. O que podemos dizer é que existem algumas situações que vão precisar mais do que as outras.

A saúde financeira da empresa e a continuidade das operações, por exemplo, sempre devem ser colocadas como prioridade. 

Veja abaixo algumas das principais situações que envolvem a antecipação de recebíveis:

 Injeção de capital de giro

É praticamente impossível manter as portas da empresa aberta sem um capital de giro. Sendo assim, quando o empreendimento fica sem esse capital, é preciso agir rapidamente em busca de uma solução.

É preciso sempre pensar na saída mais barata, obviamente. Em caso de ter percebido essa falta de capital anteriormente no fluxo de caixa projetado, neste caso, o mais viável é conceder descontos para recebimento antecipado. 

Mas em caso da necessidade ser imediata, sem poder esperar alguns dias antes dos vencimentos concedidos, a melhor saída é antecipar os recebíveis. Com certeza, isso será mais viável que fazer um empréstimo. 

Investimento

Sabemos que a expansão do negócio pode necessitar de muitos recursos, até além do que o empreendimento tem disponível. 

Antes mesmo de tomar qualquer ação, você precisa saber se realmente o dinheiro que será investido terá um retorno minimamente garantido. Ou seja, um projeto baseado em números concretos.

Por exemplo, se o gestor adiantar o recebimento dos seus boletos emitidos para aquisição de ferramentas no intuito de expandir um setor sem que tenha demanda assegurada para isso, pode acabar com um ativo improdutivo e sem capital.

Pagamento de contas ou quitação de dívidas

Uma das mais importantes políticas de toda empresa é manter as obrigações em dia. Mas vale lembrar que não são todas as situações em que será necessário gastar todo o dinheiro que tem a receber para evitar inadimplência. 

Dependendo da situação, principalmente se envolve dívidas altas, o mais viável é sempre procurar negociar para que se tenha um prazo para a quitações e em parcelas pequenas. 

Assim, você manterá o dinheiro disponível no momento, vai receber o que está previsto em curto prazo e pagar as dívidas em aberto, além de poder quitar as que ainda virão.

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Vhsys