Como funciona a aposentadoria nos Estado Unidos e na França?

0

Garantir a aposentadoria no Brasil não é uma das tarefas mais fáceis de se conseguir, contudo, nosso regime previdenciário é bem específico quanto as regras mínimas para garantir o direito ao benefício do INSS.

No entanto, e em outros países, como será que funciona a aposentadoria? Para explicar um pouco sobre a aposentadoria em outros lugares do mundo, selecionamos a França e os Estados Unidos para podermos conhecer como funciona o sistema previdenciário em outro país.

Se você também fica curioso para saber como funciona a aposentadoria no restante do mundo, continue acompanhando!

Aposentadoria na França

Atualmente, o sistema previdenciário francês impõe os seguintes requisitos para o trabalhador garantir a aposentadoria:

  • Ter a idade de 67 anos, tanto para homem como para mulher e o valor da aposentadoria será integral;
  • Também é possível requerer a aposentadoria antecipadamente, quando completar 62 anos (ambos os gêneros), mas o valor da aposentadoria será parcialmente;
  • Já o tempo de contribuição, este é calculado por trimestres, desse modo, é necessário ter, pelos menos 172 trimestres, o que equivale a cerca de, 43 anos de trabalho.

O cálculo do benefício considera as seguintes condições:

  • Salário base;
  • Taxa de liquidação;
  • Tempo total de contribuição.

Por fim, todo trabalhador ganha uma bonificação no valor pago da aposentadoria, caso tenha filhos menores de idades ou portadores de algum tipo de deficiência.

Aposentadoria nos Estados Unidos

O sistema que rege o direito a aposentadoria nos Estados Unidos exige que o trabalhador realize o pagamento de impostos específicos para a social security, os quais vão gerando créditos para conseguir conquistar o benefício.

De acordo com informações do site previdenciário estadunidense, geralmente é necessário que o trabalhador obtenha a soma de 40 pontos para a aposentadoria, além disso, é possível conquistar até 4 créditos por ano.

Resumidamente falando, o tempo mínimo de trabalho com o recolhimento de impostos para garantir a aposentadoria é de 10 anos, contudo, o mesmo pode variar conforme a idade da pessoa.

Nos Estados Unidos também existe uma tabela progressiva de “idade completa”, que interfere de fato no valor da aposentadoria recebida pelo trabalhador.

Com relação à idade mínima para garantir o benefício nos Estados Unidos é de 62 anos, contudo, existem casos em que há uma redução no valor pago da aposentadoria, até que o trabalhador alcance a chamada idade completa, de modo geral sendo possível três tipos de aposentadorias, sendo elas:

  • Aposentadoria com idade completa;
  • Aposentadoria antecipada com idade mínima;
  • Aposentadoria tardia.