Como gerar renda extra com um imóvel para alugar

Para quem objetiva uma renda passiva, investir em imóveis para alugar pode ser uma solução.

0

Muitas pessoas sonham em ter uma fonte de renda passiva para não se preocupar tanto em ter o suficiente para pagar as contas ou investir na conquista de sonhos.

Uma boa forma de ter renda todo mês é através do recebimento de aluguéis.

Para tanto, a pessoa tem de possuir um imóvel. Mas será que vale mesmo a pena comprar um imóvel para alugar?

Como todo investimento, há prós e contras.

Ao possuir um bem como este, o proprietário tem de arcar com custos de manutenção e outros problemas que podem surgir.

O imóvel pode também ficar sem inquilino por determinado período, e o dono deve arcar com as contas quando ele estiver vazio, ou até mesmo ter de lidar com o problema de um inquilino inadimplente.

No entanto, é possível se precaver para que o negócio flua sem grandes dores de cabeça. O cálculo do valor do aluguel deve incluir um montante mensal que seja reservado para quaisquer eventualidades.

Hoje em dia, há seguros que garantem o pagamento do aluguel em dia, mesmo que o inquilino deixe de pagar.

Pessoas que já possuem um imóvel podem decidir alugar o apartamento ou casa para ter uma renda a mais. Uma forma de garantir uma renda extra é alugando um imóvel por temporada.

O potencial de renda aumenta quando o valor é em diárias, e não mensal. É possível até aproveitar imóveis de férias que ficariam inutilizados por grande parte do ano para gerar renda.

Até mesmo a própria residência pode ser locada em períodos de viagem. Enquanto a pessoa viaja, ela pode estar ganhando com o aluguel da sua própria casa ou apartamento.

Para os que sonham investir em um imóvel para alugar, é imprescindível pesquisar bastante sobre a procura e demanda em determinada região. O aluguel muda bastante de acordo com o bairro e os preços dos imóveis também.

Alugar apartamento também pode ser uma boa opção quando se dá uma entrada em um imóvel e se financia o restante para quem não tem o valor total. Com isso, o aluguel pode ir pagando as prestações.

Depois de muitos anos, a pessoa pode ter um imóvel quitado pela renda do próprio apartamento, e o aluguel futuro já livre de prestações pode proporcionar uma renda extra para uma aposentadoria tranquila.

É importante entender os objetivos de cada investimento para planejar uma renda passiva, através da compra de imóveis.