Como implementar a controladoria como forma de administração das empresas.

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Neste texto iremos tratar de um assunto muito importante quando falamos sobre o papel da contabilidade nas organizações em especial sobre o que é controladoria, qual a sua importância, quem é o controller e qual sua forma de atuação.

1. O que é Controladoria.

A controladoria é a unidade administrativa responsável pela coordenação da gestão econômica e fiscal nas organizações. Sejam essas organizações empresariais ou não, e que tenham o objetivo de auferir lucro ou sejam entidades sem fins lucrativos.

A missão da controladoria é dar suporte à gestão de negócios, de modo que assegure a eficácia das empresas, por meio de métodos que visam a otimização de seus resultados.

2. Quem é o Controller.

controller é o profissional responsável por todo o processamento das informações contábeis, fiscal e administrativas nas empresas, é o principal executivo na área da contabilidade administrativa.

Para que as organizações possam produzir seus bens e serviços, o fim a que se propuseram, elas precisam de capital humano com especialidades em diferentes áreas de atuação, sejam: administrativa, financeira, de produção, comercial.

Estas áreas, por fim, devem ser alimentadas por um sistema de informação que dará apoio às operações necessárias ao planejamento, execução e controle das atividades operacionais.

A controladoria tem por missão gerar essas informações como um sistema de apoio à gestão empresarial.

3. A forma de atuação do controller.

A terminologia “controle”, frequentemente adquire uma conotação indesejável, pois, pressupõe um conceito impositivo e até mesmo punitivo nas organizações. Porém essa definição não se assemelha a posição e função do controller, que deve atuar no sentido de informar, formar, educar e influenciar, pelo seu conhecimento em gestão econômica e contábil, os gestores da empresa.

Aos empresários e dirigentes, é importante deixar claro que o controller não é responsável pelo alcance dos resultados desejados pelos administradores, este sim é papel dos gestores. Este profissional será responsável pelo monitoramento do plano de ação executado pelas empresas. O controller não toma decisões operacionais.

4. Como implementar a controladoria.

Primeiramente é necessário ter um departamento responsável por esta atividade ou mesmo contratar uma empresa de contabilidade capacitada a oferecer este trabalho.

Será realizada uma análise de toda organização e dos sistemas de controle já existentes, ou não.

Os elementos mínimos devem ser analisados:

  1. Entender a estrutura organizacional e hierárquica das empresas: quais são as áreas de produção, administrativa, financeira e comercial;
  2. Identificar os principais processos operacionais de cada área e unidade do negócio;
  3. Identificar os produtos e serviços que são comercializados para análise de rentabilidade por segmento dentro do negócio;
  4. Avaliar a tecnologia disponível, os sistemas de informação e comunicação já existentes.

Realizado o diagnóstico preliminar, o próximo passo é estrutura o sistema contábil para geração de relatórios, elaboração do plano de contas fiscal e gerencial, análise e orçamentos e por fim, estruturar todo o sistema contábil e gerencial.

A contratação do profissional contábil capacitado para este fim irá determinar o sucesso e a obtenção dos resultados almejados.

 

Conteúdo original por Dennis Nepomuceno

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