Como inserir tecnologia na rotina do Departamento Pessoal?

0

Sabemos que o departamento pessoal é extremamente fundamental para toda empresa, independente do seu tamanho.

Este setor é responsável por organizar todas as informações dos trabalhadores, fazer admissões e desligamentos, além de estarem incluídas em sua rotina várias obrigações que merecem total atenção.

Com a transformação digital e a modernização de vários métodos de trabalho, é possível que o departamento pessoal também pode adotar tecnologias para otimizar ainda mais sua rotina e agilizar as tarefas, sem abrir mão da segurança.

Então, para facilitar o dia a dia destes profissionais, ressaltamos neste artigo algumas dicas para adaptações tecnológicas para o departamento pessoal. Acompanhe! 

Otimizando a rotina 

Cada vez mais é preciso criar soluções para diversos processos que resultem em um trabalho mais organizado e reduza seus custos.

Diante disso, destacamos que a tecnologia traz resultados positivos para a empresa e o uso da tecnologia no departamento pessoal é mais uma maneira de automatizar processos.

Mas, você deve estar se perguntando como fazer isso de forma correta. 

Saiba que é possível através do uso de  sistemas que são desenvolvidos o registro e arquivo dos dados de colaboradores, por exemplo, até o procedimento de recrutamento de novos colaboradores.

Designed by @ijeab / freepik
Designed by @ijeab / freepik

Neste sentido, temos no mercado várias opções de softwares desenvolvidos para facilitar abertura e divulgação de vagas; além do recebimento de currículos e a integração com o colaborador, também conhecido como onboarding.

Controle de ponto

A tecnologia também pode estar presente ao fazer o controle real do tempo trabalhado, por meio do controle de ponto.

Antigamente, esses dados eram registrados em planilhas de forma manual ou analógica. Apesar de algumas empresas ainda utilizarem esse sistema, é possível incluir o controle por meio da tecnologia. 

Assim, pode ser empregado o controle através de aplicativos e sistemas que podem ser facilmente acessados pelo computador que é utilizado pelo funcionário.

Desta forma, basta acessar o sistema que a empresa saberá o local e horário onde foi o ponto foi “batido”. Isso tem auxiliado àquelas empresas que aderiram principalmente ao teletrabalho, ou home office. 

Cálculos

Não podemos deixar de citar a possibilidade de redução de erros na folha de pagamento, por exemplo.

Ao utilizar sistemas específicos voltados ao gerenciamento da folha de pagamento, é possível fazer os devidos cálculos  para o pagamento de salário, férias e benefícios a que o trabalhador tem direito.

O funcionário também pode acompanhar todos os cálculos realizados no mês e o que irá receber. Isso garante, principalmente, a transparência nas relações de trabalho. 

Principais benefícios

Além de falar sobre a implantação da tecnologia na rotina do departamento pessoal, precisamos destacar também os principais benefícios garantidos às empresas. Dentre ele, estão: 

  • Armazenamento de informações de forma clara e eficiente;
  • Redução no número de arquivos em papel;
  • Redução de erros em cálculos;
  • Elaboração de relatórios mais precisos;
  • Melhor proveito do tempo;
  • Automatização de tarefas repetitivas;
  • Redução de custos.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Samara Arruda