Como interpretar gráficos de criptomoedas?

Quando estamos falando do mercado de criptomoedas, em apenas um dia é possível ocorrer uma oscilação de até mais de 20%, e esse tipo de movimento pode acabar desaparecendo em gráficos de linha ou diária.

O gráfico de preço é, na verdade, uma representação visual dos movimentos que ocorrem com uma moeda, cada negócio realizado entre vendedor e comprador através de uma corretora, cada movimento do ativo, e outros detalhes, são o que ajudam a formar esse gráfico.

Interpretar gráficos é algo que requer bastante atenção, e pode pode ser bastante assustador no começo, mas acredite, utilizar a quantidade de informações que estão contidas dentro de um gráfico de velas é necessário para ter o melhor rendimento possível em termos de investimentos.

Por que você deve evitar os gráficos de linha?

Quando estamos falando do mercado de criptomoedas, em apenas um dia é possível ocorrer uma oscilação de até mais de 20%, e esse tipo de movimento pode acabar desaparecendo em gráficos de linha ou diária. Por esse motivo, pessoas que negociam dentro do setor de criptoativos geralmente preferem utilizar os gráficos de velas, já que nestes é possível visualizar a faixa de negociação em cada um dos períodos.

O que cada vela do gráfico representa?

Quando você for analisar um gráfico de velas, a primeira coisa que deve notar é a cor de cada uma das velas, representada em azul para aquelas que está alta, e em vermelho para os momentos que existe queda. Claro, esse padrão sempre vai poder ser alterado de acordo com a sua preferência, mas o melhor mesmo é manter no tradicional.

A linha que fica no meio de cada uma das velas vai dizer o preço máximo e o preço mínimo dentro do período que está selecionado, sendo também um excelente indicativo para você seguir na hora de fazer suas análises. Se você quer entender mais sobre blockchain e criptos, e facilitar suas negociações, o Bitcoin Superstar é o lugar ideal para você.

O que vai definir a cor de cada uma das velas é a diferença entre o preço do último negócio e o preço do primeiro negócio dentro de cada período. O primeiro negócio é sempre chamado de abertura, enquanto o último negócio é sempre chamado de fechamento.

Recomendações na hora de analisar o gráfico

A primeira coisa que você deve entender é que não existe necessidade de ter medo do gráfico de velas, já que, uma vez que você passa a entender o conceito, é possível extrair leituras muito completas de cada um dos movimentos, conseguindo informações detalhadas para que possa tomar sua decisão.

É importante também que você compreenda que a análise técnica, que utiliza como base exclusivamente os gráficos para determinar tendências e outros níveis importantes, exige horas e horas de estudo, e não existe uma garantia de que você vai ter retornos positivos caso siga essa análise.

Nunca invista seu dinheiro todo de uma vez se identificar alguma boa oportunidade, sendo ideal deixar uma reserva guardada para poder adicionar mais dinheiro a seu investimento caso aconteça alguma queda, de forma que você consiga reaver o prejuízo que teve.

Por que o gráfico de vela é o mais indicado?

Quando falamos de gráficos, existem diversos tipos que podem ser utilizados para os mais diferentes fins, mas por exemplo, um gráfico de linha não vai conseguir demonstrar para você todos os detalhes do que aconteceu no dia, a menos que ele seja extremamente detalhado.

Esses outros tipos de gráficos geralmente são indicados para ativos que não possuem tanta volatilidade, mas como estamos falando de criptomoedas, a verdade é que existem grandes chances dos preços se alterarem de forma intensa, em apenas algumas horas.

Dessa forma, o gráfico de velas acaba sendo mais atrativo, já que ele permite ao usuário acompanhar as tendências máximas e mínimas do dia, oferecendo uma quantidade maior de informações para o analista poder se basear na hora de fazer seus investimentos.

Conclusão

Esse texto é apenas uma introdução a este assunto, já que analisar gráficos é algo que requer muita atenção e cuidado, e você deve cautelosamente fazer os seus estudos. Existem diversos termos que são inseridos dentro desse tipo de análise, e apenas com dedicação você vai conseguir realmente compreender como esses gráficos devem ser lidos.

Se você se interessou no assunto, recomendamos que procure cursos especializados em análise de gráficos do tipo vela para conseguir ter melhores resultados em seus investimentos. Lembrando que, por mais que sua análise seja feita com muita dedicação, isso não é garantia de que você terá retorno em investimentos.

Comentários estão fechados.