Em épocas de alta ou de baixa, tal mercado chamou a atenção de investidores com várias intenções, tanto os mais ousados buscando boas oportunidades de negócio como também famílias buscando um novo lar.

A grande diferença se dá no preparo que cada pessoa encara o mercado.

Se você está buscando investir no mercado imobiliário fique conosco até o fim deste artigo para aprender tudo sobre como maximizar as suas chances de ser bem sucedido.

Lembrem, momentos de crise também são momentos de oportunidade.

O que considerar antes de investir no seu apartamento

Vários pontos devem ser levados em consideração antes de realizar qualquer tipo de investimento financeiro.

E o mercado imobiliário não fica atrás.

Listamos 3 pontos que você precisa pensar antes de avançar com a compra de um imóvel para evitar surpresas negativas no futuro.

Potencial de valorização

Pensar no potencial de valorização do seu investimento é um ponto essencial para que você diminua os riscos do seu investimento.

Uma das alternativas maximizar o sucesso no investimento imobiliário, você precisa agregar valor, seja na compra ou na propriedade em si.

Pense que reformar a piscina, construir um gazebo ou instalar uma sauna aumentam o valor do imóvel para sempre.

Outros fatores como desenvolvimento da região, crescimento potencial da cidade, atrativos, turismo, e etc.

Um bom exemplo é a Salute Imoveis que atua no mercado imobiliário de Balneário Camboriú e vem apresentando crescimento exponencial, tanto para empresa quanto para seus respectivos cliente, surfando a onda de crescimento acelerado da região.

ROI

Outra linha de raciocínio pode ser levada em consideração para investidores que querem ampliar o seu respectivo portfólio de imóveis e atuam não só na revenda mas também no aluguel de imóveis.

Como qualquer investimento, o payback, também conhecido como retorno sobre o investimento é outro fator de grande relevância. 

Por exemplo, se o imóvel custa R$1.000.000,00 e através de uma pesquisa de mercado você percebeu que outros imóveis na mesma região tem um valor X médio para aluguel a terceiros por metro quadrado. 

Logo, essa simples conta nos diz em quanto tempo você teria o retorno do seu investimento e se o mesmo é mais interessante do que outros tipos de investimento disponíveis para avaliação no seu portfólio.

Conheça bem os custos envolvidos na transação

Converse com uma imobiliária de confiança sobre suas intenções, valor que pretende investir e todos os outros fatores que achar relevante para o seu caso. 

O papel de uma boa imobiliária é auxiliar o comprador a fechar o melhor negócio disponível naquele momento aconselhando também com informações sobre todas as despesas de compra e venda, como custos dos cartórios e imposto ITBI, que varia conforme o município.

É imprescindível também que você faça uma visita ao imóvel para uma inspeção detalhada e/ou um tour virtual já oferecido por algumas imobiliárias para facilitar a vida de investidores.

4 dicas para encontrar os melhores negócios

Acima listamos os principais pontos que todo investidor precisa considerar antes de avançar com a aquisição de um novo imóvel. 

Mas além destes pontos “essenciais”, existem também alguns fatores que podem te auxiliar a fechar um bom negócio.

Identifique se o momento do mercado imobiliário está favorável

O mercado imobiliário vive oscilação de tempos em tempos, conforme a história tem registrado.

Para qualquer investimento, o mais interessante é investir em momentos de oportunidade, quando o valor do imóvel está abaixo do “padrão”.

Este movimento tende a potencializar o seu retorno sobre o investimento, contribuindo para o sucesso do mesmo.

Fique atento a reputação da incorporadora ou construtora

Antes de fechar qualquer negócio com imobiliárias e/ou construtoras busque pela reputação da mesma, o próprio Google é uma boa alternativa para realizar tal ação.

Acredite, esse double check vai te poupar bastante dor de cabeça.

Por exemplo, investir no mercado imobiliário em Balneário Camboriú pode parecer uma excelente idéia, mas se você não tiver o suporte de um parceiro de confiança para investir em arranha-céus milionários como o Yachthouse, a chance de se dar mal é alta.

Saiba calcular a taxa de retorno

Já abordamos esse ponto na seção acima, mas nunca é demais frisar a importância deste tópico.

A maneira mais eficaz de ser bem sucedido investindo no mercado imobiliário é se atentar ao retorno sobre o investimento que será realizado.

O valor que está pagando, se for abaixo do mercado como um todo e apresentar grande potencial de crescimento, o valor do aluguel aplicado na região e por metro quadrado de imóveis similares, são alguns pontos relevantes para levar em consideração.

Saia da sua zona de conforto

Não deixe de buscar pelas melhores oportunidades acompanhando as principais movimentações do mercado imobiliário.

Reúna informações sobre o comportamento do mercado em regiões específica, busque histórico de sucesso junto a imobiliárias relevantes, informações pela internet e também como o mercado mundial têm se comportado, o que pode gerar bons insights para que você seja mais assertivo.