Como não cair no golpe da nota fiscal falsa por email?

O golpe da nota fiscal eletrônica falsa por email tem se tornado recorrente. Isso quer dizer que, com um simples clique, você pode colocar em risco a integridade e a segurança do seu negócio. 

Por isso, é fundamentalidentificar a fraude e tomar a medida correta para evitar dores de cabeça em sua rotina. 

Este conteúdo mostra, em detalhes, tudo o que você precisa para dominar o assunto. 

O que é o golpe da nota fiscal falsa por email?

O golpe consiste no envio de um email com uma nota fiscal falsa em anexo, seja no formato XML ou Documento Auxiliar de Nota Fiscal (Danfe). Também há um link que, quando acessado, abre portas para os hackers roubaram os seus dados.

Geralmente, a prática acontece com maior frequência em épocas em que as compras online aumentam, como o Natal, a Black Friday e o Dia das Mães. Contudo, é necessário ter atenção a todo momento. 

Quais são as suas consequências?

Apesar da simplicidade em sua explicação, a fraude oferece grandes riscos para o seu negócio. Com um simples clique, todas as informações sobre a sua gestão ficam na mão de criminosos. 

Os principais problemas causados pelo golpe da nota fiscal falsa por email são:

  • perder documentos e dados da sua empresa;
  • ser chantageado para recuperar informações;
  • ter equipamentos eletrônicos danificados por causa da instalação de vírus e de arquivos maliciosos;
  • e o que mais vier na mente dos criminosos.

Como não cair no golpe da nota fiscal?

Sempre que receber um email com uma nota fiscal, pense:

  • o email descreve claramente qual empresa emitiu aquela nota e a qual serviço/produto aquela nota se refere?

  • eu conheço, contratei ou comprei algo dessa empresa?

  • caso se trate de uma empresa conhecida e da qual sou cliente, o valor e descrição do serviço/produto condizem com o que foi contratado por mim?

Se pelo menos 1 dessas perguntas for negativa, tome cuidado! Você pode estar diante do famoso golpe da nota fiscal, por isso, não clique em nenhum link!

Vamos entender como isso funciona na prática:

A imagem à esquerda apresenta um email verdadeiro da eNotas. Veja como todas as informações listadas anteriormente são facilmente identificadas. 

Já a imagem à direita mostra um email falso. Perceba como há vários números, mas nenhum mostra qual foi o produto ou o serviço comprado — muito menos a empresa que emitiu o documento. 

Viu como é fácil identificar uma fraude? 

Um empreendedor, também, pode fazer a consulta de nota fiscal para descobrir quais documentos foram emitidos contra o seu CNPJ. Como a nota fiscal enviada por email é falsa, ela não estará listada no site da Secretaria da Fazenda ou da Prefeitura. 

Outra boa dica é criar um email exclusivo para se cadastrar em sites de compra. Desse modo, caso algum email com uma suposta nota fiscal apareça em sua caixa de entrada pessoal, você nem precisará abri-lo. 

Em todas as situações, ao identificar uma fraude, marque o email como spam e faça uma denúncia ao Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS):

A partir de agora, você entendeu como não cair no golpe da nota fiscal falsa por email. Como os fraudadores estão cada vez mais audaciosos, você precisa se preparar para não ser pego em suas artimanhas. 

Em todos os casos, pare e analise o conteúdo do email. Se não houver nenhuma informação clara sobre o produto ou serviço adquirido, não clique em nada. Denuncie o email como spam e o apague imediatamente. 

Agora, que tal aprender sobre outro conteúdo fiscal? Descubra o que é o SAT Fiscal e qual é a sua importância para o varejo do estado de São Paulo!