Como o filme, Pad Man, ensina a importância do empreendedorismo com propósito?

0

Arunachalam Muruganantham é um homem indiano que percebeu a alta demanda por absorventes no País.  

Nascido no Sul da índia, filho de mãe solteira e com duas irmãs mais novas, ele sempre entendeu o quanto as mulheres de sua família sofriam com o tabu da menstruação.

Na índia, atualmente, apenas 12% das mulheres usam absorventes higiênicos durante o período menstrual, e muitas deixam de freqüentar a escola ou mesmo trabalhar nos dias de ciclo ativo.

Isso afeta, não só o desenvolvimento Intelectual da Mulher Indiana, como também sua renda mensal

Muruganantham, inconformado com essa realidade, começou a procurar maneiras para transformar essa situação.

Sua primeira reação foi elaborar um absorvente com algodão e pano; a idéia veio da sua convivência com a sua mãe tecelã.

No entanto, logo surgiu sua primeira dificuldade: como ele testaria sua invenção? No primeiro momento, ele buscou feedbacks das mulheres do seu convívio social; no entanto, não teve uma recepção amigável

O inventor, então, optou por simular um útero e analisar absorventes já usados.

Em meio à sua trajetória, com a ajuda de um professor universitário, ele chegou à conclusão que a melhor matéria prima seria a celulose; com essa descoberta, Arunachalam começou a achar maneiras de construir maquinas que decompõe celulose, pois comprar uma era, e ainda é, muito caro.

Hoje, o indiano tem 250 máquinas, e estas foram adotadas em 1.300 vilarejos espalhados pela Índia.

A operação e venda são feitas pelas mulheres.

Muruga, em 2014, apareceu na lista de 100 pessoas mais influentes do ano pela Time, e em 2012, ganhou o prêmio de Inovação Nacional Indiana, recebendo o mesmo  das mãos da ex-presidenta da Índia, Pratibha Patil.

Designed by @drobotdean / Freepik

A Columbia Pictures, em 2018, lançou um filme com produção e elenco indiano, baseado na vida do Indiano.

A idéia para a adaptação começou em 2015 quando a jornalista e escritora Twinkle Khanna se deparou com a história enquanto fazia uma pesquisa para sua coluna no Jornal The Times of Índia; inspirada pela perseverança e trajetória de Muru, escreveu sobre o mesmo em seu livro: The Legend of Lakshmi Prasad (2016).

O filme mostra que o bom empreendedor enxerga além do senso comum em situações cotidianas, e cria, a partir disso, uma estratégia de mudança.

Esse, acima de qualquer coisa, precisa ter a coragem de começar a esboçar estratégias para alcançar seus objetivos e ser um verdadeiro agente de mudanças para o mundo. ⠀

Certa vez, Arunachalam Muruganantham questionado a respeito do porquê se dedicar tantos anos a um projeto; Muruga, então, respondeu de forma poderosa e inspiradora: “Fui criado por mãe solteira. Eu vi como minha mãe lutou para me criar, então eu quis fazer isto para ajudar outras mulheres a ganhar a vida para sustentar suas famílias. Se você empodera uma mãe, empodera um país.”

ESCRITO POR: Equipe de Redação da Pigatti Contabilidade.

Ajudando os donos de negócios no Brasil!

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.