Como o Open Banking vai revolucionar o mundo dos negócios

Maior liberdade de escolha é uma das vantagens listadas por especialista da BizCapital.

O dia 13 de agosto marcou o início da era do Open Banking no Brasil. Com esse novo sistema regulamentado pela autoridade monetária brasileira, os dados bancários dos clientes serão compartilhados de forma padronizada com todos os operadores do Sistema Financeiro Nacional autorizados a acessar essas informações. Segundo Vanessa Medeiros, head de produtos da BizCapital, fintech de soluções financeiras para PMEs, apesar de ser opcional, o sistema traz tantas vantagens que a adesão certamente será bastante difundida.

“O sistema financeiro aberto é uma maneira de levar, de forma simples e segura, os dados de uma instituição para outra. Afinal, os clientes querem ter a liberdade de adquirir produtos e serviços de outras instituições financeiras, sem que precisem passar por toda a burocracia e preocupação em fazer com que seu banco se comunique com uma determinada empresa. É por isso que, com o fim do monopólio da informação, a expectativa é desencadear uma onda inédita no setor bancário”, explica a executiva.

Em relação aos negócios, o principal benefício é priorizar o consumidor, promovendo maior liberdade de escolha de um produto ou serviço financeiro que melhor atende à sua empresa. Desta forma, o cliente terá acesso a empresas menores, que trabalham com produtos específicos que podem ser ideais para sua necessidade – como seguros ou empréstimos – oferecendo condições ainda mais acessíveis e personalizadas.

Outra grande vantagem da abertura bancária é que também permitirá que o cliente consolide todas as informações financeiras de diferentes bancos em um único lugar, facilitando o controle e a organização de seus dados. Além disso, o cliente também poderá conceder acesso aos seus extratos bancários para que uma fintech analise e comprove o faturamento da sua empresa. Assim, também é possível obter melhores condições na hora de tomar um crédito.

“Iniciativas como o Open Banking, regras de trava bancária e meios de pagamento instantâneos como o Pix, são extremamente favoráveis à inovação, pois geram mais competitividade e expandem o mercado. Com mais dados disponíveis e menos barreiras de entrada, as fintechs vão investir cada vez mais em inteligência analítica para criar produtos e serviços customizados e seguros”, finaliza Vanessa.

BizCapital é uma fintech que nasceu em 2016, com o propósito de oferecer acesso e recursos para que pequenas e médias empresas brasileiras possam evoluir e impactar positivamente a economia do país. Um sistema de soluções que vão do crédito empresarial à conta PJ, passando por educação financeira, visão de negócios e, acima de tudo, simplificação da jornada do empreendedor.

Comentários estão fechados.